
A pós-doutoranda Nina Reis Soares, do Departamento de Genética da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), campus da USP em Piracicaba, foi agraciada com o “James E. Irvine Memorial Travel Award”, uma premiação destinada a jovens pesquisadores que se destacam em estudos de genética e melhoramento de plantas. O anúncio ocorreu durante a última Conferência sobre o Genoma de Plantas e Animais, realizada em janeiro na Califórnia, nos Estados Unidos.
Veja mais:
- Um dos mais influentes do mundo, professor da Esalq é homenageado
- Prefeitura e Esalq estudam ampliação da pista do aeroporto
- Alex Madureira e Helinho Zanatta participam de reunião na Esalq
Nina Soares foi reconhecida pelo estudo inovador intitulado “First Investigation Into the Genetic Control of Meiosis in Sugarcane”, que investiga o controle genético da meiose em cana-de-açúcar. Sob a supervisão da professora Maria Lúcia Carneiro Vieira, a pesquisa, desenvolvida no Departamento de Genética da Esalq, contribui significativamente para os avanços nas áreas de citogenética e melhoramento genético dessa cultura, essencial para a economia agrícola global.
Em sua pesquisa, a cientista revelou detalhes cruciais sobre o processo de pareamento cromossômico na cana-de-açúcar, mostrando que, apesar da origem híbrida das variedades comerciais, resultantes do cruzamento entre Saccharum officinarum e S. spontaneum, a cana possui meiose regular e, portanto, é fértil. Esse achado contradiz suposições anteriores sobre a fertilidade de plantas derivadas de hibridizações complexas.
A pesquisa de Nina é particularmente relevante, pois a cana-de-açúcar possui um dos genomas mais complexos do reino vegetal. As variedades modernas são poliploides, ou seja, possuem múltiplos conjuntos de cromossomos, além de aneuploides, com número cromossômico irregular. A meiose, que regula a segregação e recombinação cromossômica, é um processo ainda pouco compreendido em espécies com essas características.
O “James E. Irvine Memorial Travel Award” é concedido anualmente a pesquisadores emergentes, com o objetivo de apoiar a participação em conferências internacionais. A premiação visa promover a troca de conhecimentos e impulsionar o avanço das pesquisas nas áreas de genética e melhoramento de plantas, áreas que têm um impacto direto na agricultura e segurança alimentar global.