EM PIRACICABA

Prefeitura e Esalq estudam ampliação da pista do aeroporto

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação

Uma comissão técnica envolvendo engenheiros da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e da prefeitura de Piracicaba será formada para trabalhar em melhorias no Aeroporto Municipal Pedro Morganti. A criação do grupo foi definida durante reunião entre o prefeito Helinho Zanatta, o deputado Alex Madureira (PL) e representantes da Esalq.

Entre as melhorias definidas estão o planejamento de novos acessos e a ampliação da pista do aeroporto. A expectativa é que, nas próximas semanas, seja apresentada uma proposta que contemple a expansão da pista. "Esse é um passo fundamental para a contribuição do desenvolvimento de Piracicaba. A ampliação do aeroporto e a melhoria das vias de acesso são ações estratégicas que trarão benefícios diretos para a economia, a mobilidade e a qualidade de vida da população", afirmou Helinho Zanatta.

O deputado estadual Alex Madureira reforçou a importância dessas iniciativas para o desenvolvimento da Região Metropolitana. “São projetos estratégicos que colocam Piracicaba em uma posição de destaque, atraindo investimentos e garantindo infraestrutura adequada para o seu crescimento”, afirmou.

Representando a ESALQ, participaram da reunião o prefeito do Campus Luiz de Queiroz, Luciano Mendes, a vice-prefeita Marli de Fátima, o diretor de infraestrutura da Esalq, Valter Antônio Milanêz, o vice-diretor Marcos Milan e o responsável técnico pelo aeroporto, Marcelo Kraide. Também participou da reunião representando a Prefeitura de Piracicaba, o secretário-executivo de Obras, Paulo Sérgio Ferreira.

Atualmente, o Ministério dos Portos e Aeroportos estuda a regionalização do Aeroporto Municipal Pedro Morganti. Entre as melhorias já realizadas estão a reforma do prédio administrativo, reforma da taxiway e, também, a instalação de um projeto-piloto de um sistema anti-drones. Em setembro de 2024, a Azul Linhas Aéreas demonstrou interesse em operar no aeroporto de Piracicaba com a Azul Conecta, braço de voos regionais de passageiros e cargas da empresa.

O Aeroporto Municipal Pedro Morganti, inaugurado em 18 de abril de 1942, está atualmente sob responsabilidade da Prefeitura de Piracicaba, por meio do Convênio 49/2012 e Lei 7.560/13. Entre os anos de 2021 e 2023, registrou no total 15.297 pousos e decolagens; só em 2023, foram 4.677, resultando em uma média de quase 13 voos por dia.

Comentários

Comentários