MIAU

Dia Mundial do Gato: entenda porque os felinos são amados

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Pixabay
Conhecidos por sua independência, os gatos possuem uma personalidade única
Conhecidos por sua independência, os gatos possuem uma personalidade única

Os gatos conquistaram um espaço especial nos lares e corações de milhões de pessoas ao redor do mundo. No Dia Mundial do Gato, celebrado em 17 de fevereiro, é importante destacar como esses animais podem contribuir significativamente para a saúde e o bem-estar dos seus tutores.

Conhecidos por sua independência, os gatos possuem uma personalidade única, ótima visão noturna, audição sensível, sentidos aguçados, além de serem ótimos companheiros.

Segundo o site PetLove, a origem do gato, isso é, o ancestral direto de todos os felinos domésticos (Felis catus), seria o Felis silvestris lybica. Esse felino selvagem existe até hoje, e se assemelha muito com o Felis catus, tendo como principais diferenças o tamanho e o temperamento.

Os gatos selvagens foram domesticados em diferentes momentos e regiões. Estudos mostram que esses felinos se aproximaram dos humanos há cerca de 10 mil anos, quando caçavam ratos em plantações agrícolas.

Tendo em vista os benefícios que os gatos traziam ao caçar os ratos que prejudicavam as plantações e comiam as comidas, os humanos incentivaram a vinda e a permanência dos felinos em sua volta, o que, consequentemente, ocasionou na domesticação.

Como publicado pelo hospital Oswaldo Cruz, a interação com gatos pode reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, promovendo relaxamento. O ato de acariciar um felino estimula a liberação de ocitocina, hormônio associado ao bem-estar, ajudando a diminuir a ansiedade e a pressão arterial.

Estudos indicam que tutores de gatos têm menor risco de doenças cardíacas. A convivência com esses animais está associada à redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol, fatores que contribuem para um coração mais saudável. Segundo uma antiga pesquisa da Universidade de Minnesota, ter um gato reduz em 30% o risco de você ter um ataque cardíaco.

Entenda como surgiu a data 

Afinal, como surgiu o Dia Mundial do Gato? A verdade é que existem diversas datas para celebrar os felinos ao longo do ano. Essa, em específico, foi instituída na década de 30, durante o Congresso Internacional de Proteção Animal na Itália. Diferentes ONGs, ao redor do mundo, se juntaram e estabeleceram a marca de 17 de fevereiro.

Comentários

Comentários