
Na tarde desta sexta-feira (7), um problema na rede do Sistema Financeiro Nacional causou instabilidades no Pix, afetando transferências instantâneas em alguns bancos e para vários usuários. O Banco Central (BC) informou que a situação está sendo normalizada ao longo do dia.
Veja mais:
- Vereadores questionam instalação de 28 radares em Piracicaba
- Cesta básica fica mais cara e custa quase metade do salário
- Novo concurso abre vagas com salário a partir de R$ 10 mil; veja
Em nota, o BC, responsável pelo gerenciamento do Pix, esclareceu que o problema não afetou os sistemas do próprio Banco Central, mas sim a rede do Sistema Financeiro Nacional, que conecta as instituições financeiras ao BC. "Os sistemas do BC funcionam normalmente. Alguns participantes enfrentaram dificuldades de acesso devido a problemas na rede, mas os planos de contingência foram acionados, e a situação já está se normalizando", informou o Banco Central.
De acordo com o site Down Detector, que monitora reclamações em tempo real, as queixas sobre o Pix começaram por volta das 12h30. O pico de reclamações foi registrado às 13h17, com 1.519 ocorrências naquele minuto. Após isso, o volume de queixas diminuiu, com 172 reclamações registradas às 14h17. Normalmente, o Down Detector recebe uma reclamação por minuto sobre o serviço.
Clientes de várias instituições financeiras, incluindo Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Nubank, Bradesco, Inter, C6 Bank, Santander e Sicoob, entre outras, enfrentaram problemas para realizar transferências via Pix.