
O resgate do sentimento de italianidade, a reforma do Teatro Italiano e o engajamento da comunidade descendente dos imigrantes italianos são apenas alguns dos objetivos conquistados pela atual diretoria da Società Italiana di Mutuo Soccorso de Piracicaba. À frente da sociedade, o presidente Juliano Dorizotto destaca, principalmente, o engajamento da diretoria para por em prática ações que ajudam a preservar a cultura e a história dos imigrantes italianos que fizeram de Piracicaba um novo lar.
Saiba mais
- Società Italiana de Piracicaba faz pesquisa para reforma da sede
- Società Italiana convoca descendentes para resgatarem patriotismo
- Società Italiana busca por descendentes de Piracicaba para se associarem
Entre esses objetivos, Dorizotto destaca a construção do Monumento ao Imigrante, que foi instalado no Parque da Rua do Porto, em celebração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, e a arrecadação de recursos para o projeto de restauro do Teatro Italiano, que abriga a sede da Società. “Mas nosso maior desafio é mantermos forte esse movimento para também sensibilizar e envolver os jovens, para que não percam as referências e os valores das origens e dêem continuidade a nossa história para que perpetuem os laços e os direitos conquistados como, por exemplo, a dupla cidadania para as próximas gerações”, conta o presidente. Confira a entrevista completa do presidente da Società Italiana di Mutuo Soccorso de Piracicaba, Juliano Meneghel Dorizotto.
A sua gestão da Società Italiana cumpriu diversos objetivos, como o aumento no número de associados, das turmas das aulas de idioma italiano, e outros feitos, como a inauguração de um monumento em homenagem aos 150 anos da imigração. Gostaria que o senhor fizesse um balanço sobre essas conquistas da gestão.
Acredito que a maior conquista da gestão foi o engajamento da nova diretoria, a qual é composta por empresários, profissionais liberais (arquiteto, engenheiro, advogado, etc), professores, artistas e até um religioso, os quais, abraçaram a causa e, de maneira altruísta, doaram seu tempo, conhecimento e relacionamentos para conseguirmos sensibilizar a comunidade ítalo-brasileira e a imprensa local, permitindo em pouco menos de 6 meses mobilizarmos mais de uma centena de famílias para construirmos o Monumento ao Imigrante. Arrecadarmos os recursos para começarmos o Projeto de Restauro do Teatro (sede da Società), realizarmos parceria com a Secretaria de Cultura como por exemplo espetáculos tanto na Società como no Teatro do Engenho alusivos à cultura italiana, parceria com o Pecege onde foi realizado um forte movimento gastronômico e cultural, promovemos exposições e lançamento literários e Casa de Noel em nosso Teatro, fomos agraciados com uma coluna semanal no Jornal de Piracicaba intitulada “A Italianidade em Piracicaba”, a qual, ajudou significativamente a resgatar, perpetuar e registrar histórias das famílias de origem italiana, parceria e conexões com a Acipi e outras entidades , homenageamos, através da Câmara de Vereadores com propositura do vereador Gustavo Pompeo, cidadãos ítalo-piracicabanos que contribuíram para o desenvolvimento cultural, social e econômico da nossa cidade, ressaltando que nunca foi realizado nenhuma homenagem nesse sentido nos últimos 50 anos.
Um dos pilares dessa gestão da Società Italiana é o resgate do sentimento de italianidade. Gostaria que o senhor explicasse o que é esse sentimento e, também, falasse um pouco sobre como a sociedade piracicabana num geral foi influenciada pela comunidade italiana desde a chegada ao Brasil até hoje.
É um sentimento “di cuore”, referências de valores e cultura das nossas origens.
Piracicaba teve e têm uma forte influência italiana, chegando a ter uma participação de mais de 60% na população, com representantes em vários segmentos, empresarial, social, artístico, político e cultural, em suas construções, assim como o portal do Cemitério, a Capela de São Pedro, a Cúpula da Igreja do Colégio Dom Bosco Assunção inspirada na Duomo de Florença entre outros. Inclusive temos um livro escrito por Cecílio Elias Neto com o título “Piracicaba, a Florença Brasileira”.
Além disso temos bairros inteiros que tiveram forte influência e preservam até hoje suas características, como o Monte Alegre e os bairros de Santana e Santa Olímpia que são formados por trentinos e que preservam e fomentam as tradições através da dança , música, gastronomia e festas típicas.
Outro ponto importante para a gestão é a reforma da sede da Società. Esse seria o maior objetivo da sua gestão? Qual a importância desse prédio para a comunidade italiana em Piracicaba e, também, como patrimônio histórico da cidade?
Sem dúvida que o Restauro do Teatro da Società é um objetivo importante na nossa gestão, pois trata-se de uma referência e um legado deixado pelos nossos antepassados, portanto, é uma questão de respeito e honra restaurá-lo e preservá-lo. É o único Teatro Italiano do interior do Estado de São Paulo, portanto é um patrimônio não só significativo para os ítalo-piracicabanos, mas para toda comunidade local e da região.
Já demos o primeiro passo que é iniciar o Projeto do Restauro, onde destacamos o apoio/ patrocínio das empresas Bom Peixe,Cofaco, Comgás, Drogal, Marrucci, Requiph e Unafe, as quais, a maioria são piracicabanas.
Mas nosso maior desafio é mantermos forte esse movimento para também sensibilizar e envolver os jovens, para que não percam as referências e os valores das origens e dêem continuidade a nossa história para que perpetuem os laços e os direitos conquistados como, por exemplo, a dupla cidadania para as próximas gerações.
Um dos processos mais importantes para a manutenção da Società é, também, a busca por novos associados. Como tem sido a adesão? O número de interessados continua crescendo? Quais são as estratégias adotadas pela instituição para atrair mais interessados?
Os associados são fundamentais e o principal motivo para darmos sequência ao nosso trabalho, não somente pela questão da manutenção física da nossa sede , visto ser um valor simbólico pelos 120 anos anos do Teatro neste ano (R$ 120,00 = 10,00 / mês) mas principalmente, para dar alma a nossa Entidade.
Tivemos mais de 300 novos associados nos últimos meses, mais pelo número de descendentes italianos que temos em nossa cidade, temos um potencial muito maior para conquistar mais sócios. Acreditamos que a estratégia/desafio , neste momento, para conseguirmos mais sócios é sensibilizar os ítalos descendentes pela causa da Società , uma Entidade centenária que socorreu e deu apoio para muitos dos nossos antepassados (Società Italiana di Mutuo Soccorso) para que pudessem se adaptar, manterem suas famílias e construírem seus negócios , além de manter vivo os laços com a Itália , permitindo conquistas como, por exemplo, o privilégio de termos o “passoporto italiano”.
A Società recebeu recentemente a visita de pessoas importantes de membros da diplomacia italiana no Brasil, como o Cônsul-Geral da Itália, Domenico Fornara, da Secretária Geral do Consulado, Rita Guarino, entre outros. Como é a relação com a diplomacia italiana e qual é a importância para a Società em manter essa proximidade?
É uma relação muito saudável e de respeito, visto a representatividade de cidadãos de descendência italiana em nossa cidade e região, inclusive fomos eleitos para fazer parte do Comitato Degli Italiano all Estero (COMITES) .
Podemos dizer que somos privilegiados em receber, frequentemente, representantes de entidades e autoridades italianas em nossa cidade e termos portas abertas nas instituições tanto no Brasil como na Itália. Isso fortalece o nosso movimento , estreitando os laços e favorecendo o desenvolvimento de ações de âmbito cultural , social e empresarial .
Por fim, quais são os próximos objetivos da Società Italiana de Piracicaba?
Temos que finalizar o Projeto e em seguida conseguir recursos para executar a restauração, o que será um presente para o nosso Teatro que está completando 120 anos de fundação e, como dito anteriormente , promover ações que engajem os ítalo piracicabanos, principalmente a geração mais jovem, através da realização de intercâmbios sócio- culturais, parcerias com universidades, participação em feiras, mostrando o quão rica é nossa história e cultura mas não só se forma nostálgica, pois a Itália hoje é uma das maiores economias e potências mundiais, destacando-se pela tecnologia de ponta, design e inovação e pela familiaridade que temos culturalmente, facilita e cria boas oportunidades para desenvolvermos importantes parcerias de interesses mútuos.
Aproveito a oportunidade para convidar todos os ítalo descendentes e simpatizantes a fazer parte deste movimento, fortalecendo e perpetuando a italianidade em nossa cidade e região. Andiamo Avanti!