REFORMA E ATIVIDADES

Società Italiana de Piracicaba faz pesquisa para reforma da sede

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 3 min
Claudinho Coradini/JP
Reforma do prédio tem o apoio de empresas piracicabanas
Reforma do prédio tem o apoio de empresas piracicabanas

A Società Italiana di Mutuo Soccorso de Piracicaba abriu uma consulta junto aos associados para entender as principais necessidades para a reforma do prédio da sede da Sociedade, além de saber da opinião dos sócios sobre as atividades da instituição, que completou 137 anos em 2024.

Saiba mais

Em um formulário enviado aos associados, os participantes podem opinar sobre os usos mais do edifício, como espaços para coworking, para biblioteca e acervo histórico, aulas de italiano, culinária, espaços culturais multiuso (usados para atividades como mostras, encontros e teatros), entre outros.

Além disso, os sócios são convidados a descreverem os pontos que consideram mais importantes para a reforma. Entre os itens listados estão o respeito ao caráter histórico e cultural do edifício, a garantia de usos que atraiam diferentes públicos, prioridade a atividades que gerem sustentabilidade econômica por meio de serviços e comércio, atividades que combinem serviços e comércio e criação de espaços que promovam integração e convivência social. “Queria convidar todos os nossos associados para que vocês deem a opinião sobre oq ue vocês almejam para o nosso teatro, o que gostariam que fosse realizado, o que fosse praticado, ações, atividades que sejam desenvolvidas aqui dentro do teatro italiano. Venham, mais uma vez, juntos, escrever mais uma página importante da italianidade de nossa cidade e nossa região’, disse o presidente da Società, Juliano Dorizotto.

O projeto, além de dar nova vida ao edifício-sede da Società, faz parte do esforço em resgatar a italianidade em Piracicaba, Segundo nota enviada pelo presidente da Società, Juliano Dorizotto, nos últimos seis meses de gestão, a sociedade conseguiu atrair 300 novos sócios, além de aumentar o número de aulas e alunos de língua italiana. A Società também passou a contar com uma coluna semanal no Jornal de Piracicaba, intitulada “Italianidade em Piracicaba”, que ajuda a resgatar o movimento da italianidade e, por fim, concluiu a construção do monumento em homenagem aos 150 anos da imigração italiana. No período, a Società também recebeu a visita do Cônsul Geral Italiano, Domenico Fornara, da Secretária Geral do Consulado, Rita Guarino, por membros do Comitato Degli Italiani all’Estero (COMITES) e pela Diretora Escolar do Consulado, Mônica Faggionato. A diretoria da Società também visitou o senador italiano Borghesi, o deputado italiano Fábio Porta, o vice-ministro da Itália, Antonio Tajani, além de ser homenageada pelo vereador Gustavo Pompeo e pela Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), e parceria com a Secretaria Municipal da Cultura.

Reforma

Para a reforma do prédio, a Società contou com o apoio de empresas locais para angariar recursos e parcerias. O projeto de restauro foi aprovado pelo Proac (Programa de Fomento à Cultura), do Estado de São Paulo, e somente uma parte dos recursos necessários foram levantados até o momento. Para colaborar com o projeto de restauro da Società Italiana di Mutuo Soccorso, os empresários não precisaram colocar a mão no bolso, apenas destinaram 3% do ICMS que seria pago ao Estado. Entre as empresas participantes estão a Bom Peixe, Cofaco, Comgás, Drogal, Requiph e Unafe. “A gente destaca a arrecadação que conseguimos para o projeto de restauro do nosso querido Teatro Italiano, que esse ano está completando 120 anos, e que nós vamos começar agora com o patrocínio de empresas, na maioria, piracicabanas, que doaram para que a gente comece o restauro dessa joia que nós temos na nossa cidade”, completou Dorizotto.

Comentários

Comentários