Os 22 novos equipamentos de fiscalização viária passarão a operar a partir de terça-feira (10) em Piracicaba. Do total, nove deles vão fiscalizar velocidade dos veículos, seis deles serão híbridos – fiscalizam avanço de sinal, parada sobre faixa de pedestre e excesso de velocidade – e outros sete vão identificar e multar caminhões acima de três eixos que rodam na cidade sem autorização ou em locais proibidos. Além desses 22 pontos, outros 28 equipamentos antigos foram substituídos por novos.
Dessa forma, estão em 120 faixas de rolamento, instalados em pontos estratégicos, com o objetivo de garantir a segurança de pedestres e motoristas. Todos eles são capazes de identificar infrações, como circulação de caminhões em locais proibidos, avanço de sinal vermelho, avanço de faixa de pedestre e excesso de velocidade, além de fazer a leitura de placa de veículos envolvidos em situações indicativas de furtos ou bloqueios. Todos os equipamentos são não intrusivos, com sensores aéreos, o que evita cortes no pavimento e ainda facilita a manutenção.
Segundo dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito), do Detran-SP, e da Semuttran, 99% dos sinistros são causados por imprudência. Nas vias municipais, até novembro deste ano, 31 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito, sendo que desses, 42% são motociclistas do sexo masculino.
CAMPANHA
A Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) lançou a campanha Preze pela Vida. A Paz no Trânsito Começa por Você. Desde o dia 4 de novembro1, os novos aparelhos de fiscalização estão atuando de modo educativo, com emissão de advertências sem cobrança financeira. As advertências educativas já estão sendo postadas nos Correios.
Dentre os 22 novos pontos, o local que mais registrou imprudências foi na avenida Limeira, em ambos os sentidos, seguido do cruzamento das avenidas 31 de Março e Independência, no sentido bairro/Centro.
“Durante o período de campanha, em torno de 4.000 infrações foram registradas e convertidas na ação de advertência, sem gerar a multa ou cobranças aos motoristas. Esse número reflete o tanto que as pessoas precisam ser mais conscientes, pois cada imprudência poderia resultar em mais um sinistro de trânsito. Ressaltamos que não podemos nos conformar com os últimos índices e ser coniventes com mais óbitos ou sinistros, por isso a Secretaria reforça sobre a obrigação do respeito às leis de trânsito e ao próximo”, destacou Jane Franco Oliveira, titular da Semuttran.
Comentários
2 Comentários
-
Rodrigo de Oliveira 07/12/2024Pouca vergonha essa indústria da multa. Tudo com a desculpa de reduzir acidentes e tal. Essa administração já vai tarde e a nova deveria rever essa política de arrecadação a qquer custo
-
ARMANDO NALESSO 07/12/2024Parabéns pela atitude Piracicaba tem muito motorista sem educação, só acha ruim quem quer cometer infração