A Flipira (Festa Literária de Piracicaba) continua neste sábado (27). O evento começa às 10h e será aberto a todo o público no Engenho Central. A festa acontece nos espaços dos barracões 9, 10, 11 e 14, e a estrutura conta com palcos especiais, espaços para expositores, além dos espaços dedicados à Flipirinha e a Flipteen. Os visitantes também terão acesso à uma praça de alimentação e banheiros no evento. O grande destaque do dia é a roda de conversa com o escritor Ignácio de Loyola Brandão.
Saiba mais
- 5ª Flipira: saiba tudo sobre a Festa Literária de Piracicaba
- Baixista ex-Charlie Brown e CPM 22 se apresenta em Piracicaba
A participação do imortal da Academia Brasileira de Letras acontece às 15h, no Palco Loyola. Ignácio de Loyola Brandão é o décimo ocupante da Cadeira 11, e foi eleito em 14 de março de 2019, na sucessão do Acadêmico Helio Jaguaribe. Loyola Brandão nasceu em Araraquara em 1936. Filho de ferroviário, fez os estudos iniciais em escolas locais e, em 1957, mudou-se para São Paulo, onde iniciou sua carreira no jornal Última Hora. Atuou como repórter, colunista e editor em importantes veículos, como a revista Claudia, Realidade e Planeta. Seu primeiro livro, Depois do Sol, foi publicado em 1965, e ao longo de sua carreira publicou 45 obras, entre contos, romances e crônicas. Zero, um de seus livros mais conhecidos, foi censurado durante a ditadura militar. Outras obras notáveis incluem Não Verás País Nenhum e O Menino Que Vendia Palavras, este vencedor de prêmios como o Jabuti e da Fundação Biblioteca Nacional. Em 2016, recebeu o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto da obra.
O evento oferece ainda atividades culturais e educativas para todas as idades ao longo do dia. Pela manhã, ocorrem oficinas de pintura, criação de papel reciclado, fauna urbana, sarau infantil e atividades de literatura e poesia, além de jogos de tabuleiro e quadrinhos. O espaço Maker conta com oficinas de arte e tecnologia, e o coral da Esalq se apresenta. À tarde, atividades incluem autógrafos, contações de história, caricaturas ao vivo e shows, como da Banda Mississipi. Escritores debatem em mesas redondas, e há palestras sobre literatura e inteligência artificial. O evento continua no domingo (27), também a partir das 10h.
A Flipira é realizada pela APL (Academia Piracicabana de Letras), Clip (Centro Literário de Piracicaba) e Golp (Grupo Oficina Literária de Piracicaba), com apoio da Prefeitura de Piracicaba e Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). Tem patrocínio do Colégio Objetivo de Piracicaba, Stenico, Cruzeiro do Sul Virtual, Fealq, Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), De Negri Ultrassonografia, Imobiliária Frias Neto, Restaurante Frigideira Paulista e Unimed Piracicaba.