A 5ª Flipira (Festa Literária de Piracicaba) começa, oficialmente, nesta sexta-feira (25). A cerimônia oficial de abertura da festa acontece na Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba às 19h30. A abertura oficial será dedicada a convidados e autoridades. A festa será aberta ao público geral no final de semana, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo).
A abertura oficial do evento será marcada por uma palestra especial dedicada à vida e a obra da escritora Cecília Meirelles, que é a grande homenageada desta edição da Flipira. A apresentação será feita pelo professor e escritor Armando Alexandre dos Santos. Outra atração da cerimônia de abertura é o concerto especial da Orquestra Noiva da Colina, além do coquetel de boas vindas aos convidados.
A Flipira é realizada pela APL (Academia Piracicabana de Letras), Clip (Centro Literário de Piracicaba) e Golp (Grupo Oficina Literária de Piracicaba), com apoio da Prefeitura de Piracicaba e Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). Tem patrocínio do Colégio Objetivo de Piracicaba, Stenico, Cruzeiro do Sul Virtual, Fealq, Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), De Negri Ultrassonografia, Imobiliária Frias Neto, Restaurante Frigideira Paulista e Unimed Piracicaba.
FIM DE SEMANA - A Flipira continua no final de semana, mas no Engenho Central. O evento acontece nos espaços dos barracões 9, 10, 11 e 14 do Engenho. A estrutura conta com palcos especiais, espaços para expositores, além dos espaços dedicados à Flipirinha e a Flipteen.
Os visitantes também terão acesso à uma praça de alimentação e banheiros no evento. No sábado, os destaques são a roda de conversa com o escritor Ignácio de Loyola Brandão, um dos imortais da ABL (Academia Brasileira de Letras), oficinas de papel reciclado, mangá, rimas e origami, além de um espaço dedicado a jogos de tabuleiro e quadrinhos. Ainda no sábado, o Coro da Esalq fará uma apresentação especial, e as crianças poderão curtir o sarau infantil que acontece no espaço do evento. No domingo, a programação continua, com abertura a partir das 10h. A programação do dia conta com oficinas de trovas e contação de histórias, apresentações musicais e caricaturas ao vivo.