O União Vila Fátima perdeu o “mata-mata” da primeira fase do Amador do Estado para o Tuiuti – 2 a 0 no jogo de ida, fora de casa, e 1 a 1, no duelo de volta, no Barão -, mas acabou ficando com a vaga que garante um lugar nas quartas de final da competição.
Isso porque o adversário utilizou um jogador irregular na partida de ida, realizada no último dia 13. O TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) da FPF (Federação Paulista de Futebol), entidade que promove o torneio, acatou a denúncia e deu parecer favorável ao União Vila Fátima.
No despacho, foi aplicado o que está no artigo 214 no CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que determina que o resultado da partida seja mantido, porém, a equipe infratora perde os pontos da partida e automaticamente é eliminada da competição.
FPF abre novas turmas para o Curso de Árbitros
“O time do Tuiuti foi julgado e eles foram penalizados por terem usado um jogador irregular no primeiro jogo. Assim, o Vila Fátima segue na competição”, confirmou Leandro Silva, presidente da LDP (Liga Desportiva Piracicabana), entidade que indica o representante da cidade no Amador do Estado.
Com a classificação assegurada, o União Vila Fátima entra na segunda fase como o oitavo colocado. Dessa forma, o time piracicabano irá encarar nas quartas de finais o Bandeirante, da Liga de Brodowski. Atual campeão do torneio, o Bandeirante foi também o melhor time da primeira fase do Amador deste ano.
As datas dos confrontos ainda não foram oficializadas, mas deverão ser no dia 2 de novembro, em Piracicaba, e no dia 9, em Brodowski. Os outros confrontos são os seguintes: Brodowski x União (Atibaia); Mourisco (Taubaté) x Treze (Mogi das Cruzes) e Belenense (Mauá) x Santa Rita (São José dos Campos).
UM TÍTULO
Este é o segundo ano seguido que o Vila Fátima disputa o torneio estadual. No ano passado, a equipe foi eliminada nas semifinais da competição, que foi disputada por oito times. O Katatumba foi a única equipe de Piracicaba que conquistou o título Estadual – o time levantou a taça no ano de 1988.