
A Meta, empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, lançou no Brasil seu chatbot de inteligência artificial, o Meta AI, após realizar adaptações tecnológicas para cumprir as normas da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados). Com quase 500 milhões de usuários ativos mensais, a solução busca competir com o ChatGPT, da OpenAI, e está presente em 43 países, suportando 12 idiomas, incluindo árabe, indonésio, tailandês e vietnamita. A expectativa é que o Meta AI se torne o assistente de IA mais utilizado globalmente até o final de 2024.
- Ídolo do Palmeiras, Valdivia é preso por suspeita de abuso sexual
- Morre Tonhão, 55, zagueiro bicampeão brasileiro pelo Palmeiras
- Pai é preso suspeito de espancar o próprio filho de 6 meses
Assim como o ChatGPT, o Meta AI permite consultas rápidas e oferece recomendações a partir de perguntas e comandos no chat. A ferramenta também oferece o recurso "Imagine", que possibilita a criação de imagens a partir de descrições, além de ser capaz de analisar e editar fotos enviadas pelo usuário.
O acesso ao Meta AI pode ser feito diretamente por meio de seu site, onde o chatbot sugere comandos como “Precisa de ajuda em alguma lição?”, “Seja meu treinador fitness” e “Crie uma lista do que levar em uma viagem”. Para a criação de imagens, o comando sugerido é “Imagine uma imagem”.
O chatbot da Meta também se diferencia por aceitar comandos por voz e responder com conteúdos de redes sociais, como vídeos no formato Reels do Instagram, para atender aos pedidos dos usuários.
A grande novidade é que o Meta AI será integrado aos aplicativos WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger, estando disponível gradativamente nesses serviços. Para os usuários que já possuem o recurso, basta digitar “@Meta AI” no campo de mensagens para ativá-lo. Ele oferece respostas e até pesquisas online.
Outra forma de acesso é pela barra de pesquisa do WhatsApp, onde o usuário pode aceitar o uso do chatbot e receber informações em uma janela de conversa privada. Entretanto, o acesso direto ao Meta AI dentro do WhatsApp ainda não foi liberado para todos, e a recomendação é manter os aplicativos sempre atualizados para obter a novidade.