Nas comemorações dos 257 anos da cidade, a OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) traz uma das principais obras do repertório clássico para o palco externo do Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central: “Carmina Burana”, de Carl Orff. Para acompanhar a única apresentação neste sábado (24), às 18h, não é necessária a retirada de ingressos.
A famosa composição é baseada em uma coleção de poemas e textos seculares. Dividida em três partes - “Primo Vere” (Na Primavera), “In Taberna” (Na Taverna) e “Cour d'Amours” (Corte de Amor) - a obra contém 24 poemas que abordam temas como amor, sorte, jogo e embriaguez. O movimento mais célebre é o coro inicial e final, “Fortuna Imperatrix Mundi” (“Fortuna, Imperatriz do Mundo”), que aborda a natureza caprichosa e inconstante da fortuna, representada como uma imperatriz que governa o mundo.
“A música é conhecida por sua intensidade e dramaticidade. Ela cativa o público pela sua energia e emotividade”, explica o diretor artístico e regente titular da OSP, o maestro alemão Knut Andreas.
SAIBA MAIS:
- Clique aqui e leia as notas explicativas do programa
- Clique aqui e veja o texto em latim com a tradução em português
- Clique aqui e veja o programa completo da cantata
- Clique aqui e veja os músicos participantes
O concerto também comemora os 70 anos da Caterpillar no Brasil, patrocinadora diamante da Temporada 2024, e será apresentado no palco reverso do Teatro do Engenho e uma tenda foi montada na área externa. O espaço também receberá iluminação especial e cadeiras foram dispostas para a acomodação do público.
As cadeiras disponíveis devem ser ocupadas pelo público por ordem de chegada e serão liberadas 1 hora antes. O acesso de veículos será pelo Bosque do Engenho Central . A entrada do Mirante estará fechada para carros e será exclusiva à equipe técnica. Já os pedestres devem chegar pela Passarela Pênsil ou Ponte Estaiada.
A regência do concerto em Piracicaba é do maestro convidado Parcival Módolo, que é, desde 1998, coordenador geral da Coordenadoria de Arte e Cultura do Instituto Mackenzie em São Paulo.
São convidados o Coro Universitário Mackenzie e o Coro Infantil Mergulho Musical, do Instituto Atlântico de Ensino, sob regência de Cleiton Henrique de Souza.
Além deles, participam como solistas a soprano italiana Maria Sole Gallevi; o tenor Wilian Manoel, aluno na Escola Municipal de Música de São Paulo e aluno bolsista da Academia de Ópera desse mesmo teatro; além do barítono Johnny França.
O concerto em Piracicaba é promovido por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. São patrocinadoras prata a Drogal, Hyundai e Phinia, além do apoio das secretarias municipais da Ação Cultural e de Educação. São parceiros a Empem, Ibis Styles Piracicaba, Jornal de Piracicaba, Rádio Jovem Pan, Rádio Educativa FM, MegaBilheteria, Monte Sul e Padaria do Vovô.
No domingo (25), a OSP segue para a capital paulista, onde se apresenta na Sala São Paulo, a principal casa de espetáculos de música clássica da América Latina. O concerto, às 10h50, integra a série Matinal e teve seus ingressos esgotados pela internet em apenas cinco minutos. Para quem não conseguir o ingresso online, 1h antes haverá uma fila de espera na bilheteria do 1º subsolo.
A regência será do maestro alemão Knut Andreas, diretor artístico e regente titular da OSP, enquanto Erika Muniz conduz os 55 integrantes do Coro Infantil da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo).
Com realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, a ida da OSP para a Sala São Paulo foi possível graças à emenda parlamentar n.º 202427953910, apresentada pelo deputado Luiz Claudio Marcolino.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.