Começa nesta sexta-feira (23), o Santa Bárbara Rock Fest, em Santa Bárbara d’Oeste. O festival gratuito terá 41 atrações entre bandas da região e grandes nomes do rock brasileiro e mundial entre os headliners. O evento acontece até domingo (25), na Usina Santa Bárbara. Nesta sexta-feira, o festival dedica uma noite ao heavy metal, com as bandas Sepultura e Viper como headliners.
Saiba mais
- Harold e o Lápis Mágico traz fantasia e confusão para as telonas
- De graça, Festa da Coxinha e Chope de Piracicaba começa na quinta
Grandes nomes do heavy metal nacional, Sepultura e Viper são ícones do estilo também fora do Brasil. Surgida em 1985, é reconhecida como uma das primeiras bandas do estilo no Brasil. A formação clássica da banda é conhecida por ter músicos mundialmente renomados, como o já falecido vocalista André Matos, os guitarristas Hugo Mariutti e Yves Passarell (hoje no Capital Inicial), e o baixista Pit Passarell. Atualmente, a banda é formada por Pit Passarell, Felipe Machado e Kiko Shred nas guitarras, pelo vocalista Leandro Caçoilo e pelo baterista Guilherme Martin.
Já o Sepultura traz á região a turnê Celebrating Life Through Death, que marca os 40 anos da banda e o encerramento da carreira dos músicos. O grupo formado em Belo Horizonte é a banda brasileira mais reconhecida mundialmente. No catálogo, tem álbuns considerados essenciais para os rumos do metal mundial, especialmente nos anos 1990. Os principais destaques são os discos Arise (1991), Chaos A.D. (1993) e Roots (1996), Nation (2001), Machine Messiah (2017) e Quadra (2020). A banda é formada pelo guitarrista Andreas Kisser, pelo baixista Paulo Jr, ambos remanescentes da formação original, além do vocalista Derryck Green e do baterista Greyson Nekrutman. Também foram confirmadas as bandas Fresno e Raimundos, que tocam no sábado (24) e Glória e Pitty, que sobem ao palco no domingo (25).
Estrutura
Além dos shows, o Santa Bárbara Rock Fest terá uma roda gigante de 25 metros de altura e 16 cabines, que será instalada na sede do evento. Além disso, ilustrações da artista gráfica barbarense Amanda Miranda que homenageiam a figura do roqueiro do interior, vão decorar o local. O espaço também terá acessibilidade para pessoas com deficiência, tradução simultânea em Libras, banheiros e transporte adaptados.