As ondas de calor e de tempo seco devem durar, pelo menos até esta quarta-feira (21), de acordo com a previsão do tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Segundo a previsão, os dias deverão ficar com temperaturas até 5°C acima do normal, enquanto que a umidade relativa do ar deve ficar entre 30% e 20%. O Inmet emitiu alertas de possível risco à saúde por conta das condições climáticas, que são válidos até a noite de hoje.
Saiba mais
- Baixa umidade do ar deixa Piracicaba tão seca quanto um deserto
- Escolas de Piracicaba serão obrigadas a ter detector de metais
De acordo com a previsão do tempo, não há chances de chuva na região pelos próximos dias. Na quarta-feira, a mínima deve ser de 14°C, enquanto a máxima chega aos 34°C, com névoa seca e poucas nuvens. Na quinta-feira (22), a mínima prevista é de 18°C e a máxima é de 35°C, com névoa seca e sem chances de chuva. Na sexta-feira (23), as temperaturas ficam entre 17°C e 34°C. Na previsão estendida para o sábado (24), a mínima deve ficar em 15°C, enquanto a máxima chega aos 36°C. Não há previsão de chuva.
“A umidade relativa do ar permanece com valores mínimos abaixo de 20% na região, nos períodos da tarde. Essa situação exige cuidados redobrados com a hidratação, através da ingestão regular de bebidas não alcoólicas – preferencialmente água, chás e sucos naturais, umidificação de ambientes, e uso de produtos adequados para combater o ressecamento e desconforto na pele, olhos e nariz, evitando, também a prática de exercícios físicos e atividades laboriosas nas horas mais quentes do dia”, recomendou o Cepagri-Unicamp em boletim diário. “Em alguns casos, como desconforto pronunciado e persistente, pode ser necessário acompanhamento médico”, alertou.
Ainda segundo boletim diário do Cepagri-Unicamp, há indicativos de que uma frente fria deve começar a atuar na região a partir de domingo (25), o que deve favorecer a formação de chuvas e causar, também, a queda das temperaturas. “Há indicativos de chuvas somente para o final de semana, especialmente no domingo, devido à uma frente fria, que também deverá ocasionar queda expressiva nas temperaturas”, citou.