A Polícia Federal de Piracicaba prendeu um jovem suspeito de chantagear e ameaçar a divulgação de material de abuso sexual infantil durante operação nesta terça-feira (13). De acordo com informações da Polícia Federal, o rapaz, de 19 anos, teria se passado por um adolescente para trocar mensagens com as vítimas e, depois, começava a chantageá-las, exigindo que elas se mutilassem ou ele divulgaria as imagens íntimas.
Saiba mais
- Homem é preso com mais de 6 mil arquivos de abuso sexual infantil
- PF de Piracicaba quebra esquema de venda de diplomas falsos
Ainda de acordo com a Polícia Federal, o suspeito começou a ser investigado em julho deste ano. A investigação apurava os crimes de produção, armazenamento e compartilhamento de imagens íntimas de menores de idade, conforme o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). “Inicialmente, verificou-se a ocorrência do crime conhecido como sextortion, vez que o criminoso estaria chantageando a vítima, ao argumento de que teria material comprometedor sobre ela, ameaçando-a expô-la caso as suas exigências não fossem cumpridas”, informou a Polícia Federal em nota.
Ainda segundo a Polícia Federal, a prisão aconteceu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na casa do suspeito. Porém, os agentes encontraram o material de abuso sexual infantil durante o cumprimento da ordem. Por isso, o suspeito foi preso em flagrante. “A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes”, alertou a PF.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.