SAÚDE PÚBLICA

HRP tem aumento no número de cirurgias em 2024

Por Roberto Gardinalli | roberto.gardinalli@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação

O HRP (Hospital Regional de Piracicaba) registrou um aumento de 25% no total de cirurgias realizadas, em comparação ao mesmo período de 2023. Segundo informado pela instituição, foram 7.597 procedimentos entre janeiro e junho deste ano, contra 6.085 realizados no primeiro semestre do ano passado. O número também foi maior do que o total registrado no segundo semestre de 2023, quando foram feitas 6.146 cirurgias, um aumento de 24%.

Saiba mais

Segundo informações do HRP, as cirurgias hospitalares lideram o ranking, com 3.436 procedimentos. Em segundo lugar estão as cirurgias hospital/dia com um total de 2.958. Já as cirurgias ambulatoriais registraram 1.203 procedimentos. O HRP, que é gerido pela Unicamp, atende exclusivamente pacientes da Cross (Central de Regulação de Serviços) do SUS em cirurgias eletivas, como também realiza uma série de exames de toda a Rede Pública de Saúde da macrorregião de Piracicaba.

Para o superintendente do HRP, o médico infectologista Vitor Marim, o resultado do semestre mostra que o hospital tem um impacto positivo na saúde pública de toda a região de Piracicaba. “Esses números ratificam para nós, da alta gestão, que estamos no caminho certo e a população pode ter certeza que a cada dia trabalhamos traçando estratégias que nos levem a um aprimoramento contínuo para melhor cuidar dos pacientes do SUS”, disse.

Moradora de Analândia, Vilma Aparecida Lourenço Padovani, de 56 anos, é uma das pacientes que passaram por cirurgia no HRP neste semestre. “Eu tenho diabetes há mais ou menos 26 anos e, por causa dela, acabei tendo um descolamento de retina. Desde que estive aqui a primeira vez até o dia de cirurgia não deu um mês de espera”, contou. “Conheço esse hospital, já fiz dois exames de ressonância, quando fui encaminhada pela Saúde de Rio Claro. Aqui tem um atendimento muito digno, porque nós que somos do SUS merecemos ser bem tratados”, contou.

Especialidades

Segundo os dados do HRP, das as 24 especialidades, a Oftalmologia liderou o ranking das cirurgias com 39% do total de procedimentos. A Cirurgia Geral ocupou a segunda posição, com um total de 22% das cirurgias realizadas. Com 19% dos procedimentos cirúrgicos, a Urologia fica na terceira colocação. Já o quarto lugar é ocupado pela especialidade de Ortopedia, com 10%, seguida pela Otorrinolaringologia, com 5% de todo o universo.

Comentários

Comentários