METAS A LONGO PRAZO

Prefeitura cria plano para fazer Piracicaba crescer até 2040

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação

A Semgov (Secretaria de Governo) da Prefeitura de Piracicaba vai lançar na próxima quarta-feira (26) o Plano de Desenvolvimento Estratégico Pira 2040, que prevê o planejamento de métricas e objetivos a serem alcançados nos próximos 16 anos. As metas abrangem os âmbitos socioeconômico, territorial, ambiental e gestão pública. O evento vai acontecer no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central, às 18h30, e é aberto ao público. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição pela internet.

Saiba mais

Segundo a Prefeitura de Piracicaba, para a elaboração do plano, um estudo foi feito pela FIa (Fundação Instituto de Administração), que possui experiência em pesquisas e, em conjunto com o Executivo, formulou o escopo do plano de trabalho. Agora, o plano será proposto e delineado com participação da sociedade civil, em audiências públicas, e considerando as políticas setoriais já estabelecidas no município.

O Plano Estratégico deve atender os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU e também considera mudanças de cenário ocorridas na cidade nos últimos anos, como a pandemia de Covid-19 e as mudanças climáticas.

“Nosso maior intuito com o plano é poder pensar Piracicaba para os próximos anos, considerando quais setores queremos desenvolver e, a partir disso, projetar os caminhos para essa expansão estratégica. Com o plano, poderemos orientar e agilizar serviços, obras e a criação de políticas públicas para a sociedade, já que teremos uma visão de futuro de longo prazo”, disse Tássia Espego, titular da Semgov.

O conceito do Pira 2040 também abrange a definição participativa de Visão de Futuro para a cidade e os objetivos de longo prazo. Além disso, considera também a definição de eixos para o planejamento por meio da indicação de diretrizes e projetos relevantes e o aumento da eficiência da gestão pública a partir das metas.

Comentários

Comentários