SAÚDE

Seca e inverno pioram doenças respiratórias; saiba como evitar

Por Roberto Gardinalli | roberto.gardinalli@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Freepik

O inverno está chegando, mas a temporada de doenças respiratórias associadas à época mais fria do ano, já deu as caras e vem sendo ampliada por conta da estiagem que já dura 23 dias neste mês de junho - não foi registrado nenhum milímetro de chuva em Piracicaba desde o início do mês. A média para a época é de 50,3 milímetros, de acordo com dados do Posto Meteorológico da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

Saiba mais

A falta de chuvas e a secura do ar contribuem para uma série de problemas respiratórios e afetam, principalmente, quem já tem alguma doença do tipo. “As mucosas respiratórias, dentro do nariz, na garganta, nos pulmões, vão ficando mais ressecadas e elas vão absorvendo mais sujeira. Então, o sistema respiratório tende a produzir um pouco mais de secreção para ajudar nessa limpeza”, explica o médico Murilo Piva, pneumologista da Santa Casa de Piracicaba. “O tempo seco aumenta muito a quantidade de partículas em suspensão e a gente acaba respirando”, afirmou.

Segundo o médico, os cuidados devem ser feitos de várias maneiras para que o corpo tenha ainda mais imunidade. Segundo o médico, a prevenção deve começar pela hidratação, algo que acaba passando despercebido, já que no inverno é comum que as pessoas sintam menos a sensação de sede e, por isso, bebam menos líquido. “Como, às vezes, não fica tão calor, a gente não tem aquela percepção do verão, então hidratar é muito importante. Uma hidratação generosa é importante. Comer bastante fruta, legumes crus, porque, além da quantidade de água que naturalmente essas frutas e esses legumes têm, há uma quantidade de vitaminas nesses alimentos que ajudam a melhorar a nossa imunidade”, disse. Além disso, as vacinas não devem ser deixadas de lado. “A vacina da gripe é muito importante para quem tem a indicação”, completou.

O especialista lembra também que simples ações do dia a dia também ajudam no bem-estar nesta época do ano. Uma delas é lembrar de manter o ambiente arejado. “Nessa época, a gente fica bastante em lugares fechados, com mais pessoas. Então, as doenças acabam sendo mais fáceis de passar para o outro, e acaba contagiando um pouco mais. Pelo menos durante o dia, abrir a janela, deixar entrar ar, fazer uma troca de ar nesses ambientes, também ajuda bastante a melhorar a condição de saúde”, completou o médico.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários