ESTIAGEM

Seca vai piorar em Piracicaba e há riscos para a saúde, diz Inmet

Estiagem já dura mais de 20 dias e não há previsão de chuvas; veja como fica o tempo para os próximos dias

Por Da Redação | 18/06/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Piracicaba

Claudinho Coradini/JP

A umidade relativa do ar em Piracicaba e região vai continuar baixa pelos próximos dias, de acordo com a previsão do tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), com a possibilidade de dias ainda mais secos pela frente. A tendência de queda de temperatura, mesmo que em menor intensidade, continua nos próximos dias. As mínimas devem continuar baixando nos últimos dias do outono, mas as máximas ainda continuam acima da média para a época.

Saiba mais

Por conta da baixa umidade do ar, o Inmet emitiu um alerta de possível risco para a saúde e eventuais incêndios florestais para a região. Segundo a previsão do tempo, a máxima prevista para esta terça-feira (18) é de 30°C, sem previsão de chuvas e com o céu aberto, sem nuvens. A estabilidade do clima continua nos próximos dias. Na quarta-feira (19), a previsão indica que a mínima será de 14°C e a máxima, 30°C, com o céu aberto, sem nuvens, e sem previsão de chuvas. Na quinta-feira (20), o tempo deve começar a passar por uma mudança, já que a previsão indica maior incidência de nuvens no céu. A mínima prevista ainda é de 15°C, enquanto a máxima fica em 30°C.

Na previsão estendida para sexta-feira (21), a indicação é a de que o céu ficará encoberto por nuvens, mas sem previsão de chuvas. A mínima prevista é de 15°C, enquanto a máxima é de 30°C. De acordo com o Cepagri-Unicamp, a estabilidade do tempo continuará nos próximos dias por conta da persistência de uma massa de ar seco que estacionou sobre a região. Por isso, há dificuldades na formação de chuvas. “O tempo permanece estável e sob predomínio de céu claro em SP hoje e nos próximos dias, devido à persistente influência da massa de ar seco que atua sobre grande parte do Brasil tropical. A umidade relativa do ar mínima permanece baixa, em torno de 25 a 30% em amplas áreas do estado e pontualmente entre 20 e 25%, exigindo cuidados reforçados em relação à hidratação pela ingestão de bebidas não alcoólicas, e hidratação de pele e mucosas com uso de produtos específicos. Além disso, a umidificação de ambientes à tarde é recomendável. Nos próximos dias, essa condição (de umidade relativa do ar baixa) permanece e poderá se agravar”, informou o Cepagri em boletim diário.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.