Acontece nesta sexta-feira (19), a partir das 11h, na sede da FPF (Federação Paulista de Futebol), no bairro da Barra Funda, em São Paulo, o Conselho Técnico da Copa Paulista de Futebol 2024. O torneio tem previsão para começar em 16 de junho.
Inicialmente, o campeonato terá 32 participantes, sendo os oito melhores colocados das séries A1, A2, A3 e A4 deste ano. O XV de Piracicaba irá novamente participar da competição, que dá aos finalistas vagas em torneios nacionais do próximo ano.
Caso haja desistência na participação de algum clube, a vaga será ocupada, obedecida a sequência da classificação até o preenchimento das vagas definidas em cada divisão. Além disso, não poderão participar os times rebaixados da Série A4 para a Segunda Divisão.
Na última temporada, a Copa Paulista teve apenas 18 equipes em disputa. Na final, a Portuguesa Santista levantou a taça ao bater o São José. O Paulista é o recordista, com três títulos. O time de Jundiaí, porém, não poderá participar do torneio, pois está atualmente na Segunda Divisão.
Já o XV de Novembro tem duas conquistas no currículo (2016 e 2022). Sem o acesso à Série A1 neste ano, a Copa Paulista tornou-se prioridade no clube. O título garantiria uma vaga na Série D e a garantia de um calendário cheio na próxima temporada, com A2, Copa Paulista e Brasileiro.
BASE
As equipes sub-15 e sub-17 do XV de Piracicaba voltam a campo neste sábado (20) pelo Campeonato Paulista. Os meninos enfrentam o XV de Jaú, no estádio Zezinho Magalhães, respectivamente às 9h e às 11h.
A classificação do Grupo 5 do Paulista Sub-15 tem a Inter de Limeira e o Rio Claro com seis pontos ganhos cada um. Em seguida, Noroeste e XV de Piracicaba somam três pontos, e Independente e XV de Jaú não pontuaram até o momento.
Já pelo Sub-17, Inter de Limeira e Rio Claro também têm seis pontos. Na sequência aparecem o Nhô Quim e o XV de Jaú, com três; e Independente e Noroeste, que ainda não pontuaram.