FEBRE

Saúde confirma primeiro caso de febre chikungunya em Piracicaba; SAIBA OS SINTOMAS

Doença é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue; saiba diferenciar as duas doenças

Por Da Redação | 17/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Piracicaba

Divulgação

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou o primeiro caso de febre chikungunya de 2024 em Piracicaba. O paciente, segundo informado pela pasta, é um homem com idade entre 30 e 39 anos, que viajou para Minas Gerais em fevereiro e, na volta, teve sintomas da doença. O caso evoluiu para cura. A confirmação aconteceu nesta quarta-feira (17). A febre chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo transmissor da dengue.

Saiba mais sobre Piracicaba

Segundo a SMS, 2023, foram três casos confirmados e nenhum óbito pela doença. “Como secretário de Saúde, esclareço que este é um caso isolado da doença onde o paciente foi infectado fora da cidade, durante uma viagem, portanto, não é preciso preocupação”, enfatizou Augusto Muzilli Júnior.

Os principais sintomas são febre acima de 38,5 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. O início dos sintomas pode levar de dois a dez dias para ocorrer.

A principal diferença entre a dengue e a chikungunya é a dor nas articulações, muito mais intensa na chikungunya, afetando principalmente pés e mãos, geralmente tornozelos e pulsos. Ao contrário do que acontece com a dengue, não existe uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem complicações graves, embora a artrite possa continuar ativa por muito tempo.

Desta forma, a SMS segue com os trabalhos de combate ao mosquito Aedes, que também é transmissor da Chikungunya. No próximo sábado (20), das 8h às 13h, haverá Mutirão no lado Leste da cidade na região do Morumbi e, na mesma data, mas das 8h às 14h, o Arrastão retorna a região Norte passando pelos bairros Vila Sônia, Javary I, II e II, Boa Esperança I e II, Campos Elíseos, Jardim Maria Claúdia, Jardim dos Antúrios, e Jardim Irapuã.

Conforme reforça a SMS, a doença em questão é infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya, que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus (mesmos mosquitos que transmitem a dengue e a febre amarela, respectivamente).

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.