FISCALIZAÇÃO

Radares: Câmara quer que prefeitura divulgue localizações em Piracicaba; VEJA ONDE ESTÃO

JP divulgou localizações dos equipamentos instalados na cidade; veja onde estão e quanto já foi arrecadado

Por Roberto Gardinalli | 16/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
roberto.gardinalli@jpjornal.com.br

Will Baldine/JP

A Câmara de Piracicaba aprovou em primeira discussão um projeto de lei que prevê a divulgação pela Prefeitura da localização e horário de funcionamento de todos os radares instalados na cidade. O projeto foi aprovado na sessão ordinária do Legislativo que aconteceu na última segunda-feira (15). Atualmente, Piracicaba possui 28 radares instalados. O JP publicou, na segunda-feira, a localização de todos eles. VEJA AQUI ONDE ESTÃO INSTALADOS.

Saiba mais sobre Piracicaba

O projeto, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB) estabelece que a prefeitura deve divulgar “a localização e o horário de funcionamento de todos os equipamentos eletrônicos destinados à fiscalização de trânsito para a aplicação de multas por infração, sejam eles câmeras de monitoramento, radares fixos, móveis, estáticos ou portáteis”.O projeto cita, ainda, quaisquer outros dispositivos que possam ser usados para a aplicar multas, sejam eles fixos ou portáteis, além da divulgação do limite máximo de velocidade permitido na via.

O vereador afirmou, na justificativa do voto, que o projeto tem como objetivo dar mais transparência à aplicação de eventuais multas, além de que “a divulgação também ajuda na melhoria da segurança e qualidade do trânsito”.

MULTAS
De acordo com a Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transporte), os radares fixos de fiscalização de trânsito já registraram 23.622 infrações em Piracicaba no primeiro trimestre deste ano. Isso significa que foram aplicadas 259,5 multas por dia ou quase 11 multas por hora no período de três meses.

Excesso de velocidade responde por praticamente metade das autuações. De acordo com a Semuttran, os equipamentos flagraram 11.685 infrações, das quais 9.619 por transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%, 1.838 por transitar com velocidade superior ao permitido de 20% a 50% e 228 em mais de 50%.

O total arrecadado durante os três primeiros meses do ano com aplicação de multas por infrações de trânsito foi de R$ 1,5 milhão, redução de cerca de 29% na comparação com mesmo período do ano passado, quando a arrecadação foi de R$ 2,1 milões.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Mario Silva
    16/04/2024
    indústria da multa, radar em todos os lugares