LUTA PELA VIDA

Professor de São José sai da UTI e vai começar tratamento de câncer

Emmanuel Santiago teve complicações após uma cirurgia de retirada de tumor e ficou internado numa UTI em Jacareí; amigos lançaram vaquinha para custear tratamento

Por Xandu Alves | 12/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Emmanuel Santiago vai fazer 40 anos no sábado
Emmanuel Santiago vai fazer 40 anos no sábado

O professor Emmanuel Santiago, 39 anos, de São José dos Campos, deixou a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Antônio Afonso, em Jacareí, e foi transferido para o Pio 12, em São José dos Campos.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Segundo amigos, ele vai começar o tratamento oncológico, etapa fundamental para que possa deixar o hospital e retomar a carreira. No entanto, o quadro de saúde ainda inspira cuidados.

“Graças à mudança de hospital ele conseguiu se recuperar dos problemas causados pela cirurgia. Agora ele está no Pio 12 para iniciar o tratamento oncológico. Ele está internado e ainda precisa de muitos cuidados”, contou a amiga e professora Débora Diniz.

CARREIRA

Poeta, tradutor e crítico literário, Emmanuel é professor de Literatura no Instituto Alpha Lumen, em São José. Ele também é doutor de Literatura Brasileira pela USP (Universidade de São Paulo) e autor de livros, já tendo ministrado palestra na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.

No começo deste ano, quando se preparava para retomar as aulas em São José, ele sentiu um desconforto no estômago e recorreu ao hospital para exames. Descobriram um tumor no intestino, que exigiu cirurgia.

Algumas complicações o obrigam a mais três operações. Com isso, a condição de saúde dele foi se degradando. Então, Emmanuel precisou ser entubado e acabou transferido para a UTI do Hospital Antônio Afonso, em Jacareí, onde lutou pela vida.

EMOÇÃO

Segundo Débora, Emmanuel se emocionou ao ver a repercussão do seu caso na região, com inúmeras mensagens, cartas e vídeos enviados por alunos e amigos. “Toda essa boa energia está ajudando muito”. Ele gravou um vídeo em agradecimento.

Para custear o tratamento de Emmanuel, os amigos lançaram uma vaquinha on-line. A meta é levantar R$ 250 mil e a campanha já conseguiu passar de R$ 191 mil, com mais de 76% da meta. Mais de 3.270 apoiadores aderiram à ação solidária.

“A vakinha atingiu 76% e estamos confiantes que conseguiremos atingir o total necessário para cobrir parte dos custos do tratamento”, disse Débora.

No próximo sábado (13), Emmanuel vai completar 40 anos de idade ainda num leito de hospital. Para marcar a data, os amigos preparam ações para homenagear o professor, como publicar poemas deles nas redes sociais.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.