FORÇA, EMMANUEL

Em vídeo, professor de São José agradece mensagens e apoiadores: ‘A luta continua’

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Emmanuel Santiago segue internado em Jacareí
Emmanuel Santiago segue internado em Jacareí

Pela primeira vez desde que teve complicações e precisou ir para a UTI (Unidade de terapia Intensiva), o professor Emmanuel Santiago, 39 anos, gravou um vídeo em agradecimento à corrente de solidariedade criada para ajudá-lo a superar as dificuldades de saúde, que quase lhe custaram a vida.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Ele gravou a mensagem da cama do hospital em Jacareí, onde segue internado após complicações em sua saúde no começo deste ano. Emmanuel é poeta, tradutor, crítico literário e professor de Literatura no Instituto Alpha Lumen, em São José dos Campos.

Quando se preparava para retomar as aulas em São José, em fevereiro deste ano, Emmanuel sentiu um desconforto no estômago e descobriu um tumor no intestino, que exigiu cirurgia. Complicações o obrigaram a mais três operações, e seu estado de saúde piorou.

Ele precisou ser entubado e acabou transferido para a UTI do Hospital Antônio Afonso, em Jacareí, onde luta pela vida. Uma vaquinha on-line foi lançada por amigos para pagar os custos do tratamento. A meta é levantar R$ 250 mil – até a manhã desta terça-feira (2), mais de 2.700 apoiadores tinham aderido à campanha e doado R$ 163,2 mil.

“Não estou nas minhas melhores condições, a voz ainda não está tão firme, mas acredito que já estive em piores condições ultimamente”, disse Emmanuel no vídeo.

“Estou aqui principalmente para agradecer as mais de 2.700 pessoas que contribuíram para a vaquinha e também com todas as outras pessoas que manifestaram energia positiva, que rezaram, comentaram, compartilharam, que de alguma forma estão nesse enorme grupo que eu inesperadamente vi formando em torno aqui dos meus infortúnios”, afirmou Emmanuel.

Que completou: “Então gostaria de agradecer a todos vocês. É isso, a luta continua”.

Após as complicações e a fase mais dramática na UTI, Emmanuel melhorou nos últimos dias, segundo amigos que o acompanham no hospital.

“Felizmente, graças à transferência de hospital e à atuação eficaz de uma equipe multidisciplinar, o professor Emmanuel conseguiu superar os obstáculos iniciais (problemas nos rins, pulmões e sepse). No momento, ele saiu da sedação, está reagindo bem, consegue se alimentar e está fazendo fisioterapia”, contou a amiga e também professora no Alpha Lumen, Débora Diniz.

“Ele está lutando pela vida e ficou entubado por mais de uma semana, mas já está fora de perigo. Foi essencial ter conseguido mandá-lo para o hospital em Jacareí”, afirmou Nuricel Villalonga, diretora e fundadora do Instituto Alpha Lumen.

Quem quiser ajudar o professor Emmanuel Santiago pode acessar a campanha de arrecadação CLICANDO AQUI.

Comentários

Comentários