EDUCAÇÃO

Universidade federal em Piracicaba já tem mais de 27 mil apoiadores; veja como assinar

Movimento quer viabilizar instalação de universidade federal em Piracicaba no espaço do campus Taquaral, da Unimep, desativado em 2023

Por Roberto Gardinalli | 02/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
roberto.gardinalli@jpjornal.com.br

02-04-24-A população tem aderido ao movimento de coleta de assinaturas pela instalação de uma universidade federal na cidade
02-04-24-A população tem aderido ao movimento de coleta de assinaturas pela instalação de uma universidade federal na cidade

O movimento pela instalação de uma universidade federal em Piracicaba já arrecadou mais de 27 mil assinaturas da população, segundo levantamento da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de Ensino no Estado de São Paulo). O abaixo-assinado será entregue ao governo federal, com o objetivo de fomentar o pedido da instalação da universidade no espaço onde funcionava o campus Taquaral, da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), que foi desativado em janeiro de 2023.

Saiba mais sobre Piracicaba

Segundo o levantamento, do total de assinaturas, 22.059 foram recolhidas fisicamente e 4.991 pela internet. Os interessados podem assinar a petição no site oficial ou presencialmente na praça José Bonifácio, em frente ao Poupatempo estadual. De acordo com a deputada estadual Professora Bebel (PT), que também faz parte do movimento, a iniciativa tem o objetivo de sensibilizar o governo federal, e indicar os benefícios da instalação da universidade em toda a Região Metropolitana de Piracicaba.

No último dia 19 de março, a Comissão de Educação e Cultura da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) aprovou uma moção de apoio à instalação da universidade federal em Piracicaba. A moção é de autoria da própria deputada Bebel. “A aprovação desta moção pela Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa é, sem dúvida, um importante apoio para a instalação de uma universidade pública federal em Piracicaba, no desativado Campus Taquaral da Universidade Metodista de Piracicaba”, disse. O documento foi enviado à Presidência da República, ao Ministério da Educação e outras autoridades ligadas à educação superior.

Bebel diz que a instalação de uma universidade federal em Piracicaba atende ao anseio da população da cidade e todos os demais 23 municípios que compõem a Região Metropolitana, que, juntos, congregam 1,5 milhão de habitantes e formam anualmente mais de 50 estudantes no ensino médio. “O Campus Taquaral reúne instalações de excelente qualidade, dentre as quais se destacam sete blocos de salas de aula, uma biblioteca com notável acervo e um anfiteatro moderno com capacidade para 800 lugares, além de laboratórios e equipamentos de esportes, totalizando cerca de 300.000 metros quadrados de área construída. O vácuo deixado pela Unimep não pode ser ocupado por projeto privado de ensino superior de baixa qualidade e inacessível às camadas populares e sim por um projeto público e gratuito de excelência”, completou.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.