TÉCNICA

VÍDEO: Vizinha que salvou bebê em Piracicaba mostra a técnica que usou

Por Roberto Gardinalli | roberto.gardinalli@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/JP

A técnica em enfermagem Kátia Lourenço, que ajudou a salvar o menino Arthur, que se engasgou com leite na noite do último domingo (17), demonstrou como fez a manobra de Heimlich para ajudar o bebê. A manobra é amplamente utilizada em casos de engasgamento, e pode ser aplicada tanto em adultos, como em crianças, com adaptações na forma de aplicação.

Veja o passo a passo:

  • Primeiro, os pais devem colocar a criança sentada para ver se ela desengasga tossindo. Não se deve chacoalhar ou jogar o bebê para o alto;
  • Caso não funcione, deve-se virar a criança de bruços, usando o braço como apoio para o peito;
  • Em seguida, é preciso bater de leve nas costas da criança para que as vias aéreas sejam desobstruídas. Segundo a técnica em enfermagem, essa etapa deve ser repetida até que o leite comece a sair pela boca da criança;

De acordo com o bombeiro civil e técnico de segurança do trabalho da Santa Casa, Jeferson Polito, a técnica é simples de se fazer e qualquer pessoa pode aprender, já que não depende de equipamentos específicos. “Além de ser eficaz e de fácil aprendizado e não necessita de nem um equipamento podendo ser realizado em qualquer lugar o que a torna fundamental já que o executor pode salvar uma vida”, disse o especialista.

Em casos de engasgamento, a recomendação é, também, para que o socorro seja acionado para que o atendimento continue. “No caso, as pessoas podem ligar para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) pelo número 192, ou para o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Saiba mais

 

“A primeira coisa a fazer ao ajudar é manter a calma. O controle emocional é fundamental para prestar primeiros socorros. Em seguida, chamar ajuda pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ou Corpo de Bombeiros, e se a pessoa sabe e se sente confortável para realizar a manobra, deve iniciar”, afirmou.

Comentários

Comentários