A Câmara de Piracicaba divulgou documentos do século 19 que trazem detalhes sobre alistamentos do Exército e níveis hierárquicos do Serviço Militar em Piracicaba entre os anos de 1822 e 1840. Os papeis fazem parte da série “Serviço Militar”, e os registros foram divulgados no Acervo Histórico da Câmara Municipal.
Saiba mais
- Há 157 anos, mãe escravizada passou por júri popular em Piracicaba após fugir de fazenda
- Professor da Esalq entra na lista de cientistas mais influentes do Brasil
- EM CARTAZ: Veja filmes que chegam às salas de cinema em Piracicaba
A documentação traz detalhes sobre como eram feitos os alistamentos militares na época, e como eram definidas as posições hierárquicas. A série foi dividida em duas subséries, intituladas Cartas de Patente e Alistamentos. De acordo com os arquivos, os registros das chamadas “cartas de patente”, que são documentos que definem a posição de um oficial, eram feitos na Câmara Municipal. A posição do militar era definida pelo Império com um despacho do chamado “Conselho Supremo Militar”.
Na Câmara de Piracicaba, que na época ainda era denominada como Vila da Constituição, foram registradas as patentes de capitão, alferes e “capitão-mor”, que era o responsável pelas forças militares de uma determinada região. “As patentes eram dadas primeiro pelo imperador e depois o governo provisório teve autonomia para fornecer as próprias cartas de patente. E a Câmara fazia literalmente o registro, ou seja, ela pegava essa carta e transcrevia a patente para ficar registrada na câmara”, explicou Giovanna Fenili Calabria, arquivista da Câmara.
Os alistamentos militares também eram registrados no Legislativo. Na época, o Brasil tinha as Guardas Nacionais como força militar, que foram criadas em 1831 pelo imperador Dom Pedro II, durante o chamado Período Regencial. A lei assinada por ele extinguiu outras forças, como os corpos de milícias, guardas municipais e ordenanças. A lei determinava, também que “os cidadãos admitidos ao serviço das Guardas Nacionais serão alistados em Livros de Matrícula, subministrados pela Câmara a cada uma das Paróquias, e Curatos do seu Município”.
No total, o Acervo Histórico da Câmara disponibilizou 23 itens documentais com as cópias das listas de alistamento da infantaria e cavalaria das Guardas Nacionais entre os anos de 1837 e 1840, de moradores da Vila Nova da Constituição que prestaram o serviço militar da época. Os documentos podem ser acessados de forma online no site da Câmara de Piracicaba.