QUENTE DEMAIS!

'Bolha de calor' no fim do verão vai trazer temperaturas de até 39°C para Piracicaba

Por Roberto Gardinalli | roberto.gardinalli@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Claudinho Coradini/JP

As temperaturas continuam em tendência de subida em Piracicaba, dentro do período em que foi acionado o alerta para uma onda de calor, segundo a previsão do tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). De acordo com o instituto, a tendência de aumento na temperatura vai continuar no final de semana, com a  cidade chegando aos 39°C, segundo a previsão estendida. Com essa tendência, o Inmet colocou Piracicaba na área de alerta para riscos à saúde causados pela onda de calor. O alerta já foi publicado, mas passa a valer, efetivamente, na quinta-feira (14).

De acordo com o instituto, que já colocou toda a região Sul, além de parte do Estado de São Paulo e do Mato Grosso do Sul em alerta, a tendência em Piracicaba é a de que as temperaturas fiquem 5°C acima da média para a época por até três dias. Além disso, o portal meteorológico MetSul informou que uma "bolha de calor" vai se formar sobre a região Sul do Brasil nos últimos dias do verão, e vai trazer efeitos para os estados de São Paulo e Minas Gerais. Seugndo o portal, os locais mais afetados pelas bolhas poderão ter temperaturas de até 45°C

Saiba mais

As temperaturas já começaram a subir no início da semana, mas devem atingir graus mais elevados a partir de quinta, quando a mínima prevista será de 20°, e a máxima, 36°C. Na sexta-feira (15), a mínima prevista sobe para 22°C e a máxima vai para 37°C. No sábado (16), a mínima atinge o maior patamar da semana, com 24°C. A máxima continua em 37°C. O pico do calor, no entanto, está previsto para o domingo (17), quando a mínima prevista será de 24°C e a máxima chega aos 39°C. Não há previsão de chuva para nenhum dos dias.

Apesar disso, o Cepagri-Unicamp informou que há a possibilidade da formação de nuvens por conta do aumento do vapor de água, mas ainda sem volume o suficiente para a formação de chuvas. A precipitação pode chegar no final de semana, em forma de pancadas. “O ar seco vai gradualmente perdendo força e, com maior disponibilidade de vapor de água, a expectativa é que as nuvens se formem com mais facilidade, embora ainda haja fatores que inibam o desenvolvimento das nuvens a ponto de resultar em chuvas”, citou. “Esses fatores de inibição deverão se desconfigurar a partir do sábado, para quando os indicativos que apontam para a possibilidade de chuvas (pancadas isoladas), ainda com baixas probabilidades, aumentando as chances a partir do domingo e ao longo da próxima semana”, finalizou.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários