A Prefeitura de Piracicaba vai reformar o antigo prédio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Cristina par abrir o Caps III (Centro de Atenção Psicossocial). A reforma está contemplada em um recurso de R$ 2,1 milhões que prevê, ainda, a reforma da recepção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento ) “Dr. Fortunato Losso Netto”, no Piracicamirim.
Saiba mais
- Acompanhante de paciente é flagrada furtando vacinas da UPA da Vila Cristina
- Homem procura atendimento na UPA e acaba sendo agredido por médico em Piracicaba
-
Após reportagem do JP, prefeitura manda limpar prédio onde funcionava UPA Vila Cristina
De acordo com o executivo, o CAPS III no prédio da antiga UPA vai oferecer serviços de atenção contínua 24h, todos os dias da semana. “No Caps III a atenção das equipes é para o atendimento prioritário de pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso decorrente de álcool e outras drogas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida”, explica a Prefeitura. O CAPS álcool e outras drogas também oferecerá até cinco leitos para acolhimento norturno. “Além disso, será a base para veículo de atendimento ao serviço do Consultório na Rua”, informa.
Em novembro do ano passado, o Jornal de Piracicaba denunciou a situação precária em que se encontrava o prédio que abrigava a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Sem manutenção, o local acumulava lixo, entulho e havia se tornado abrigo para pessoas em situação de rua.
A UPA Vila Cristina encerrou o atendimento naquele local à meia-noite de 14 de maio de 2020 e passou a funcionar no novo prédio construído na rua Dona Anésia, no bairro Jaraguá, às 6h do dia 15 de maio. Posteriormente abrigou um Caps, mas foi que acabou sendo transferido posteriormente para um prédio na rua Doutor Paulo de Moraes.
A Prefeitura foi questionada sobre implantar novamente um CAPS no antigo prédio da UPA. Em nota, informou que o serviço que será desenvolvido no local será inédito na cidade. “Diferente do CAPS AD (álcool e outras drogas), que estava instalado neste prédio até o ano de 2022 – atendendo pessoas acima de 18 anos que apresentavam intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de álcool e outras drogas – o CAPS III ofertará Reabilitação Psicossocial às pessoas em intenso sofrimento psíquico. Cabe reforçar que será a primeira vez que a cidade contará com este atendimento de forma ininterrupta”, explicou.
A Secretaria de Saúde também informou que o atendimento do CAPS AD – hoje na avenida Dr. Paulo de Moraes, 1.703, em frente à Estação da Paulista – continuará sendo oferecido.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.