CALOR DEMAIS!

Dificuldade para dormir no calor? veja dicas para conseguir descansar em dias quentes

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 1 min
Freepik

O Brasil enfrenta uma intensa onda de calor que persistirá até, pelo menos, quarta-feira, 16. Com o aumento das temperaturas, crescem as queixas sobre dificuldades de sono, revela um estudo holandês. A pesquisa aponta um aumento de 11% nos distúrbios de sono para cada grau Celsius a mais em áreas externas, chegando a 24% em ambientes internos.

Um estudo da Universidade de Seul, na Coreia do Sul, associa o aumento do consumo de indutores do sono ao calor, confirmando cientificamente a relação entre temperatura elevada e dificuldades para dormir. Especialistas explicam que o sono adequado requer, além de escuridão, a diminuição da temperatura corporal no início do repouso. No calor, o aumento da temperatura externa dificulta esse equilíbrio.

Apesar do mecanismo natural do corpo para diminuir a temperatura ao longo do dia e da noite, a mudança é insuficiente para garantir um sono ideal. Dicas para enfrentar o calor e melhorar o sono incluem tomar banho frio antes de dormir, manter-se hidratado, ventilar o ambiente e evitar exercícios físicos à noite. Além disso, a orientação é evitar o uso de telas eletrônicas na hora de dormir, optar por roupas leves e manter o ambiente umidificado durante as altas temperaturas.

Comentários

Comentários