ONDA DE CALOR

Temperatura deve bater 42°C em Piracicaba e cidade está em alerta de 'grande perigo'

Por Roberto Gardinalli | roberto.gardinalli@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Claudinho Coradini/JP

A nova onda de calor, que foi anunciada na semana passada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) chegou com tudo. Após um final de semana em que os termômetros bateram os 40°C, a previsão mostra que o calor não vai dar folga durante essa semana. Segundo a previsão do Inmet, hoje (13) deve ser o dia mais quente da semana, com a máxima prevista para 42°C.

A previsão, mostra, porém, que ainda existe a possibilidade de chuvas isoladas no período da tarde ou à noite. Para amanhã (14), a mínima prevista é de 23°C, enquanto a máxima deve ser de 41°C, com poucas nuvens no céu durante o dia. Já a previsão da quarta-feira (15), mostra que o feriado vai ser quente, com a mínima de 22°C e a máxima em 39°C, com muitas nuvens no céu e chuvas isoladas. Na previsão estendida, na quinta-feira (16), a mínima prevista deve ser de 25°C, enquanto a máxima deve ficar em 41°C.

Por conta do calor, Piracicaba está na área de “grande perigo” no alerta do Inmet para a onda de calor. Segundo o comunicado, a semana deve ter dias com os termômetros 5°C mais quentes que o normal da época por um período maior que cinco dias. O alerta deve durar, pelo menos, até às 23h59 do dia 17 de novembro, e passa por toda a extensão das regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Nordeste e Norte do Brasil. Além disso, Piracicaba foi colocada na região de perigo para baixa umidade. Segundo o alerta, que deve durar pelo menos até às 18h de hoje, a cidade deve passar o dia com a umidade relativa do ar entre 20% e 12%, o que causa riscos de incêndios florestais, além de danos à saúde, como ressecamento de pele e desconforto nos olhos e nariz.

Comentários

Comentários