MOÇÃO

Taubaté: Câmara repudia presidente do Novo por post com fake news

Por Sessão Extra | Taubaté
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Instagram
Em postagem feita nas redes sociais, presidente do Novo de Taubaté divulgou informação inverídica sobre processo movido pela Prefeitura
Em postagem feita nas redes sociais, presidente do Novo de Taubaté divulgou informação inverídica sobre processo movido pela Prefeitura

Repúdio
A Câmara de Taubaté aprovou nessa terça-feira (2) uma moção de repúdio a uma publicação feita nas redes pelo presidente do Novo de Taubaté, Nicolas Hellmann, "desinformando a população sobre o processo das salas sensoriais".

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Moção
Proposta pelo vereador Diego Fonseca (PL), a moção cita que a publicação, que foi feita no perfil do Novo de Taubaté, "representa ato de desinformação à sociedade e um ataque injusto e leviano à minha atuação parlamentar em defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência".

Votação
Apenas três vereadores votaram contra a moção: Alberto Barreto (PRD), Nicola Neto (Novo) e Zelinda Pastora (PRD) - todos são da base aliada ao prefeito Sérgio Victor (Novo).

React
Na postagem em questão, que foi feita na semana passada, Nicolas reagiu a um vídeo em que Diego criticava Sérgio pelo fato da Prefeitura ter recorrido ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra a lei que obriga a criação de salas de integração sensorial para pessoas com transtorno do espectro autista, déficit de atenção, hiperatividade e outros transtornos de comportamento no município.

Fake news
Na postagem, Nicolas classificou a atitude de Diego de "política velha" e disse que, ao contrário do que o vereador falou, "a Prefeitura não é que está contra [a lei], ela só pediu um tempo maior [para se adequar]". No entanto, ao contrário do que disse o presidente do Novo, o recurso da Prefeitura pedia que a norma fosse considerada inconstitucional.

Recurso
O recurso da Prefeitura foi analisado pelo STF em agosto. Os 11 ministros se posicionaram contra a apelação, por entender que o município protocolou o recurso fora do prazo.

Novo
Questionado pela coluna, o presidente do Novo não explicou por que divulgou uma informação inverídica sobre o processo. Nicolas se limitou a dizer que "a inclusão é um valor da gestão do Partido Novo" e que a postagem nas redes sociais foi feita "com seriedade, compromisso e informação correta".

Comentários

1 Comentários

  • Fábio 03/09/2025
    Partido \"Novo\", o \"velho\" jeito de fazer política!