A família da pequena Manuella Franco Marques, a Manu, bebê de 1 ano e 3 meses que morreu após passar mal na creche municipal, em Jacareí, cobra respostas sobre o motivo de a filha ter perdido a vida de forma trágica.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
A Polícia Civil investiga a morte da criança, que perdeu a vida na manhã da última segunda-feira (28). O caso foi registrado como homicídio culposo (sem intenção de matar). Duas professoras e a diretora da creche são investigadas.
A suspeita é que Manu tenha sofrido um engasgo após se alimentar, enquanto estava sob cuidados de servidores da creche municipal no bairro Parque dos Príncipes.
De acordo com dados do boletim de ocorrência, Manu foi alimentada com papinha e depois colocada para descansar em um colchonete, junto a outras crianças. Cerca de 30 minutos depois, ela começou a vomitar, apresentou sinais de fraqueza e teve a pele arroxeada.
As educadoras tentaram socorrê-la com manobras de sucção nasal, mas a situação se agravou rapidamente. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e prestou os primeiros socorros ainda na unidade escolar. No entanto, Manu já chegou sem vida à UPA 24h Dr. Thelmo de Almeida Cruz.
“Temos que buscar respostas e o motivo [da morte], se foi falta de preparo ou qualquer outra coisa. Todo mundo tentou fazer o que podia. É preciso descobrir o que aconteceu e pedir para as autoridades que não deixem acontecer de novo”, disse a avó da criança.
“Minha neta pagou com a vida dela e não se pode deixar isso acontecer mais. Tem que tomar providências e ter que ter pessoas preparadas”, afirmou.
A Polícia Militar acompanhou o atendimento e conduziu os envolvidos ao plantão da Delegacia Seccional de Jacareí, onde a ocorrência foi formalizada.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que o caso será analisado pelo Comitê de Prevenção da Mortalidade Materno-Infantil. A Secretaria de Educação também vai investigar o caso. A Prefeitura de Jacareí manifestou pesar pelo ocorrido, prestando solidariedade à família da vítima e apoio aos servidores da Educação.
A OVALE, a secretária de Educação de Jacareí, Danielli Villar, disse que foi uma “fatalidade muito triste para todos” a morte de Manu. Segundo ela, todos os esforços foram feitos para salvar a vida da menina.
A avó disse que Manu era “saudável, sem nenhum problema de saúde”. “Ela passou no pediatra e estava tudo bem. Um anjo. Ela era sorridente, alegria da família toda. Um anjinho da nossa família que Deus levou de volta”.