A secretária de Educação de Jacareí, Danielli Villar, disse que foi uma “fatalidade muito triste para todos” a morte de Manuella Franco Marques, a Manu, bebê de apenas 1 ano e 3 meses que morreu na manhã da última segunda-feira (28), em Jacareí, após passar mal na creche municipal. O caso, registrado como homicídio culposo, é investigado pela polícia.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Segundo ela, todos os esforços foram feitos para salvar a vida da menina, tanto da equipe escolar quanto do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que atendeu à ocorrência. Mesmo assim, a bebê morreu a caminho do hospital, após passar mal na creche.
“Recebemos essa notícia com muita tristeza. A gente está num momento muito triste para toda a prefeitura de Jacareí. Estamos todos consternados e prontos para todos os esclarecimentos”, disse Danielli, que prestou solidariedade aos familiares da criança.
Ela contou que esteve na creche após a morte da bebê conversando com “todos os envolvidos, com as agentes de desenvolvimento infantil que cuidaram da Manuella até o último momento”.
“Elas tentaram fazer todas as manobras e todos os primeiros socorros que aprenderam nos cursos que foram dados, mas infelizmente não conseguiram e a criança veio a óbito. Uma fatalidade muito triste para todos nós”, afirmou a secretária.
Na creche.
Danielli disse que era um dia comum na rotina da creche. A alimentação foi oferecida no horário certo. Em seguida, após um pouco de atividade, as crianças vão para a “hora do soninho”. Foi quando a criança começou a passar mal.
“E na hora do soninho foi constatado que ela tinha vomitado. A agente de apoio, assim que viu, a pegou no colo e colocou numa posição melhor para que ela continuasse a devolver a comida e pudesse fazer toda a higienização e tudo mais.”
No entanto, o corpo de Manuella começou a ficar mole e com a pele arroxeada. “Então já ligaram na hora para o Samu, ligaram para a família, para a diretora da escola. Todos chegaram em tempo de tentar socorrer a Manuella. Eles prestaram todos os primeiros socorros, até respiração boca a boca uma delas tentou fazer”, contou Danielli.
Após o Samu ter sido acionado, a equipe do resgate passou instruções para os funcionários da creche até que a viatura chegasse ao local.
“Assim que chegaram, pegaram a Manuella e ainda ficaram aproximadamente uns 40 minutos com ela na porta da escola tentando fazer todas as ações para que ela se recuperasse”, disse a secretária. No entanto, Manuella chegou sem vida à UPA 24h Dr. Thelmo de Almeida Cruz.
A Polícia Militar acompanhou o atendimento e conduziu os envolvidos ao plantão da Delegacia Seccional de Jacareí, onde a ocorrência foi formalizada. A diretora da creche também foi incluída no inquérito como parte investigada.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que o caso será analisado pelo Comitê de Prevenção da Mortalidade Materno-Infantil. A Prefeitura de Jacareí manifestou pesar pelo ocorrido, prestando solidariedade à família da vítima e apoio aos servidores da Educação. O velório e o sepultamento de Manuella acontecem nesta terça-feira (29).
Investigação.
A secretária de Educação de Jacareí disse que o caso também será investigado internamente, além do inquérito da Polícia Civil. Danielli afirmou que estão sendo levantados todos os registros dos horários e de como tudo aconteceu na creche.
“Nós faremos vários procedimentos internamente. A Vigilância já recolheu amostras da comida. A saúde já está mobilizada para fazer todas as investigações que competem à área da saúde. Na educação, também faremos toda a apuração dos fatos, o registro de toda a ocorrência de todo o dia e o histórico da criança na escola, para que a gente consiga dar maior transparência e consiga entender se houve algum processo que precisa ser melhorado dentro da secretaria, para que isso não volte a se repetir.”
Danielli ressaltou que a prefeitura está 100% focada em emprestar “solidariedade à família e aos servidores envolvidos”.
“Eles estão realmente abalados, conviviam com ela, estão sentindo muito tudo o que aconteceu. Então, nesse momento, a gente está focado nisso, em estar junto e próximo desses profissionais e da família e em seguida começaremos a apuração de todos os fatos para ver o que a gente pode melhorar dentro dos nossos procedimentos.”
A secretária informou que os funcionários receberam folga nesta terça-feira (29) “para que toda a equipe ficasse em casa para se recuperar, para poder prestar as últimas homenagens para a criança”.
A creche, contudo, continua funcionando para atender os pais que precisam, com uma equipe técnica da Secretaria de Educação, composta pelos professores que atuam dentro da secretaria. “Estão todos eles na creche para atender os bebês que os pais precisaram deixar”.
“A gente entende que é uma fatalidade. Ela passou mal na creche, foi socorrida, mas infelizmente faleceu. A gente entende que isso abala toda a comunidade escolar. Hoje estamos num dia muito triste para todo mundo. Todos os munícipes se colocam no lugar dessa mãe”, disse Danielli.