A Polícia Civil investiga a morte da pequena Manuella Franco Marques, a Manu, bebê de apenas 1 ano e 3 meses, que perdeu a vida na manhã desta última segunda-feira (28), em Jacareí, após passar mal na creche. O caso foi registrado como homicídio culposo (sem intenção de matar).
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
A suspeita é que Manu tenha sofrido um engasgo enquanto estava sob cuidados em uma creche municipal no bairro Parque dos Príncipes.
De acordo com dados do boletim de ocorrência, Manu foi alimentada com papinha por volta das 10h20 e, em seguida, colocada para descansar em um colchonete, junto a outras crianças.
Cerca de 30 minutos depois, ela começou a vomitar, apresentou sinais de fraqueza e teve a pele arroxeada. As educadoras tentaram socorrê-la com manobras de sucção nasal, mas a situação se agravou rapidamente. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e prestou os primeiros socorros ainda na unidade escolar. No entanto, Manu já chegou sem vida à UPA 24h Dr. Thelmo de Almeida Cruz.
A Polícia Militar acompanhou o atendimento e conduziu os envolvidos ao plantão da Delegacia Seccional de Jacareí, onde a ocorrência foi formalizada. A diretora da creche também foi incluída no inquérito como parte investigada.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que o caso será analisado pelo Comitê de Prevenção da Mortalidade Materno-Infantil. A Prefeitura de Jacareí manifestou pesar pelo ocorrido, prestando solidariedade à família da vítima e apoio aos servidores da Educação.
A OVALE, a secretária de Educação de Jacareí, Danielli Villar, disse que foi uma “fatalidade muito triste para todos” a morte de Manu. Segundo ela, todos os esforços foram feitos para salvar a vida da menina.
Homenagens.
O caso comoveu o Vale do Paraíba e as redes sociais foram palco de centenas de homenagens. A Prefeitura de Jacareí decretou luto oficial de três dias.
"Queridos papais e familiares da Manuella, sei que não há dor comparável a de perder um filho. Nenhuma palavra alcança essa ausência tão profunda. Mas neste momento de silêncio e luto, desejo que você sinta todo o respeito, o carinho e a solidariedade que muitos corações — mesmo à distância — estão enviando a vocês. Que a memória da sua bebê seja sempre amor, e que, aos poucos, a vida encontre formas suaves de consolar os seus corações", postou Suzane Fernandes.
"Que Deus possa dá forças a eles para suportar esse processo, que imagino ser tão doloroso, que Deus conforte eles, hoje e sempre", comentou Luciano Godinho. "Ah Senhor Jesus, conforte o coração dessa mamãe, papai e toda família por essa perda irreparável", escreveu Cleo Pretinha.
"Meus sentimentos à família e amigos, com certeza essa anjinha já está no colo do Senhor! Deus console os corações dos pais, eu entendo a dor, eu também entreguei meu filho a Deus, é uma dor incomensurável, mas o Senhor dará forças aos pais dessa princesinha", disse outra moradora da cidade. "Quando uma mãe perde um filho, todas nós sofremos juntas! Que Jesus acolha com muito amor a alma desse anjo", disse Gabriela Soares.