AUTOMOTIVO

Nova marca chinesa deve ocupar fábrica da Caoa Chery parada há 2 anos em Jacareí

Fábrica foi fechada em 2022 para adequação da produção de carros elétricos em até dois anos, com previsão de retorno em 2025, mas nada saiu do papel até o momento

Por Da redação | 30/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Jacareí

Reprodução

Fábrica da Caoa Chery em Jacareí
Fábrica da Caoa Chery em Jacareí

A fábrica da Caoa Chery em Jacareí pode ter seu destino definido nos próximos meses. Marca derivada da montadora chinesa, a Omoda Jaecoo estaria perto de assumir as instalações, fechadas desde 2022. A informação é do UOL.

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“Posso dizer que estamos perto, faltam detalhes que estão sendo conversados”, afirmou Alex Wang, diretor de operações da Omoda Jaecoo no Brasil.

A Caoa não confirma a informação. Oficialmente, a fábrica foi fechada em 2022 para adequação da produção de carros elétricos em até dois anos, com previsão de retorno em 2025. Mas nada saiu do papel e quase 600 funcionários acabaram demitidos. No local eram produzidos o SUV Tiggo 3x e o sedã Arrizo 6 Pro.

Zhang Guibing, CEO global da montadora chinesa, falou à imprensa brasileira que a relação entre Chery e Caoa se ajustou no último mês e meio, depois de ruídos após a morte do fundador do grupo brasileiro, Carlos Alberto de Oliveira Andrade.

Apesar de afirmar que o acordo está próximo, a própria Omoda Jaecoo admite que o negócio pode não sair e que, caso isso ocorra, procurará um novo local. A marca, porém, reafirma que terá uma fábrica no país de qualquer forma. “Jacareí é a principal, mas não a única opção”, disse Wang.

A ideia é que os carros nacionais sejam montados no Brasil, no regime CKD. A produção de modelos híbridos, provavelmente flex, seria o foco desta fábrica no país. Os demais modelos, alguns já anunciados pela marca, serão importados.

Até o momento, a marca já confirmou a chegada de três veículos ao Brasil: Omoda 5, programado para ser lançado em outubro com versões híbrida e elétrica, além dos Jaecoo 7 e 8. O Omoda 7, que foi apresentado na China nesta semana, também deve vir em 2025.

Segundo executivos, a rede de concessionários da Omoda Jaecoo será própria e não terá relação com a Caoa Chery. Nesta primeira fase de implementação, serão 50 lojas espalhadas pelo Brasil.

Fonte: UOL

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2 COMENTÁRIOS

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  • Jeferson
    01/05/2024
    Não é tão simples Ivo. Cerca de 51% da fábrica de Jacareí pertencem a CAOA e é a parceira brasileira que vem criando obstáculos ao negócio, pois prefere concentrar todo seu foco na fábrica de Anápolis e não querem investir em Jacareí. Ao mesmo tempo que não queriam investir no aumento da oferta de novos modelos da Chery, também não liberavam o uso da Chery, de forma independente, mesmo que não tivessem que gastar nada na modernização da planta de Jacareí. Restou negociar a venda e ainda assim a CAOA cria tantos obstáculos que o Grupo Chery tem Plano B no caso de não conseguir retomar a fábrica de Jacareí. Enfim, caso cheguem num bom termo para os dois lados, se dará um destino para a fábrica de Jacareí.
  • Ivo
    30/04/2024
    Omoda e Jaeeco fazem parte do Grupo Chery. Não assumirão esta fábrica se não quiserem, pois o Arizzo passou a ser importado e o Tiggo 3X deixou de ser produzido. Com o projeto de 50 concessionárias no país, a fábrica pode iniciar um novo ciclo em linhas de produção com as novas tecnologias de propulsão que estão se consolidando no Brasil com estas duas marcas novas ao consumidor.