O presidente Lula (PT) afirmou na tarde desta sexta-feira (26), durante visita a São José dos Campos, que o Brasil "vai voltar a melhorar quando os pobres voltarem a voar de avião" e que o país "será grande quando os trabalhadores não precisarem mais do Bolsa Família". OVALE acompanhou a visita presidencial ao ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e à Embraer.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Em discurso lido, o presidente declarou que é preciso "pensar grande" e "ter coragem". Lula afirmou que, como em seus dois primeiros mandatos (2003 a 2010), pessoas pobres voltarão a frequentar aeroportos. Para isso, de acordo com ele, é preciso investir em educação, porque um país em que "jovens desistem da escola não tem futuro".
"Um país que permite que jovens desistam da escola não tem futuro. Esse país só vai para frente se investirmos em educação. Pela primeira vez os pobres desse país viajaram de avião. Esse país vai voltar a melhorar quando os pobres voltarem a voar de avião. Esse país será grande quando os trabalhadores não precisarem mais do Bolsa Família", afirmou o presidente.
Durante a visita, Lula visitou o ITA e a Embraer, onde batizou uma aeronave que foi entregue para a Azul. Na cerimônia, a Azul anunciou o investimento de R$ 3 bilhões por 13 aviões E195-E2. Já a Embraer informou que fará um investimento de R$ 2 bilhões em suas unidades no Brasil, gerando 900 novos empregos.
Lula afirmou que "um país que tem uma Embraer, uma São José dos Campos, não pode pensar pequeno".
"A Embraer sempre foi motivo de orgulho para o Brasil. Esse país não vai dar certo se não tivermos coragem. Um país que tem uma Embraer, são José dos Campos não pode pensar pequeno. Esse momento do Brasil é histórico, não só porque virei capitão e comandante", afirmou Lula, que recebeu um cap de capitão do CEO da Azul, John Rodgerson.