PERSONAGEM

Professor Pardal de São José faz sucesso no Canadá com ‘trenó dinossauro’ em montanha

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação / Manda Maggs
Jarbas (de vermelho) e o 'trenó dinossauro' descendo a montanha gelada no Canadá
Jarbas (de vermelho) e o 'trenó dinossauro' descendo a montanha gelada no Canadá

Ele já foi para o Alasca de bicicleta e de moto, visitou a casa de Papai Noel no extremo norte das Américas, construiu um presépio articulado, elegeu-se vereador em Monteiro Lobato e deu aulas de física para alunos de São José dos Campos, ensinando-os a construir foguetes.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Você pode pensar: “Esse rapaz tem bicho carpinteiro no corpo”.

Tem mesmo. Aliás, quando voltou do Alasca após a aventura de bicicleta, ele montou uma marcenaria em Monteiro Lobato chamada ‘Bicho Carpinteiro’, criando brinquedos e móveis de madeira.

Esse é Jarbas Noronha, 56 anos, cidadão do Vale do Paraíba que não consegue ficar acomodado com a vida. Reinventa-se sempre. Para quem gosta da expressão “pensar fora do quadrado”, Jarbas pensa fora de todas as formas geométricas imagináveis.

Ele se mudou para o Canadá no começo de 2022 e casou-se com uma canadense que conhecera pela internet em 2001, Joline Couture, quando ele ainda morava no Alasca – ficou lá por 10 anos.

COMPETIÇÃO

Jarbas trabalha como empreiteiro e costuma fazer trilhas pela região da cidade de 2.500 habitantes onde mora, em Tumbler Ridge, na província da Colúmbia Britânica. Há 190 trilhas registradas ao entorno da cidade, que fica em meio a montanhas.

No último domingo, Jarbas participou de uma divertida e tradicional competição canadense: a descida de trenó pela montanha – Toboxan Race, em meio ao ‘Carnaval de Inverno’ canadense. Detalhe: os trenós têm que ser feitos de papelão e a descida é como num imenso tobogã natural.

Ele explica que a competição é normalmente para crianças, mas que os adultos começam a gostar da brincadeira de descer uma montanha gelada – menos 31 graus nos termômetros dia desses – em velocidade com seu trenó de papelão, que deve ter uma forma divertida.

No ano passado, Jarbas participou pela primeira vez e inovou ao apresentar um trenó em forma de banana, que foi destaque na imprensa local. A maioria dos trenós é feita com a forma quadrada, de geladeira, caixa e outros objetos menos elaborados.

Neste ano, ele convenceu mais duas equipes a participar e construir um trenó em forma de dinossauro. O dele foi do poderoso T-Rex, apelidado de TRX Toboxan, que também fez sucesso na empreitada.

PRODUÇÃO

O trenó levou um mês para ser feito, de papelão, papel cola e tinta. Ele contou que escolheu a forma de dinossauro pela cidade onde mora ser um sítio paleontológico importante do Canadá.

“Nos divertimos para caramba. A corrida era só a criançada e os pais faziam trenós de caixa de papelão e decidi no ano passado a participar com a banana. Esse ano convenci outras duas turmas e fizemos três dinossauros. Decidimos ir para aumentar a visibilidade da competição”, disse Jarbas.

O seu ‘trenó dinossauro’ desceu bem a montanha, mas foi atropelado por outro trenó e acabou decapitado. “Foi muito legal a participação das pessoas. Estamos incentivando os adultos a participarem para ficar cada vez maior”.

Para um inventor como Jarbas, aguardem a criação do trenó para o próximo ano. Não se assustem se ele fizer algo completamente inusitado. É o que tem feito desde que largou o curso de Arquitetura na USP (Universidade de São Paulo) para aventurar-se pelo mundo.

Leia mais:

'Professor Pardal' usa até foguete para ensinar Física

Comentários

2 Comentários

  • Jennifer 0 20/02/2024
    I met Jarbas many years ago in Alaska. He\'s very creative and talented, and a fantastic dancer, too.
  • Jennifer 20/02/2024
    I met Jarbas many years ago in Alaska. He\'s very creative and talented. Conheci Jarbas há muitos anos no Alasca. Ele é muito criativo e talentoso, e um dançarino fantástico também.