Quinze tripulantes especializados da FAB (Força Aérea Brasileira) trabalham nesta terça-feira (2) nas buscas pelo helicóptero modelo Robinson R44 que desapareceu dos radares no domingo (31), na véspera de Ano Novo, enquanto voava pelo Vale do Paraíba.
Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l
A aeronave viajava de São Paulo para Ilhabela com um piloto e três passageiros. Todos estão desaparecidos.
A operação de busca é feita pelo 2º/10º GAV (Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação - Esquadrão Pelicano), em um avião SC-105 Amazonas. Segundo a FAB, a aeronave cumpriu até o momento 15 horas de voo.
“Responsável por realizar a ação de busca e salvamento de aeronaves e embarcações desaparecidas em todo território nacional, o esquadrão atua, nesta missão, com a aeronave SC-105 Amazonas. A bordo, estão 15 tripulantes especializados”, informou a FAB.
O SC-105 Amazonas possui um radar capaz de realizar buscas sobre terra ou mar, com alcance de até 360 quilômetros. Um sistema de comunicação via satélite também permite o contato com outras aeronaves ou centros de coordenação de salvamento (Salvaero), mesmo em voos a baixa altura.
A aeronave ainda conta com um sistema eletro-óptico de busca por imagem e por espectro infravermelho. Isso permite realizar buscas pelo calor, detectando, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação ou uma pessoa no mar.
“Com capacidades avançadas e tecnologia de ponta, o SC-105 Amazonas da FAB tem definido padrões para missões de busca e salvamento, servindo como uma plataforma robusta para operações SAR”, completou a FAB.
O helicóptero saiu do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, no último domingo (31) e seguia para Ilhabela. Após cerca de duas horas de voo, a aeronave perdeu contato com a torre de comando e desapareceu.
A bordo estavam Letícia Ayumi Rodzewics, 20 anos, e a mãe Luciana Rodzewics, 45 anos, além do amigo Raphael Torres, 41 anos. O nome do piloto não foi revelado.
Mensagens enviadas por Letícia ao namorado revelam que o helicóptero chegou a fazer um pouso de emergência em uma área de mata antes de decolar novamente e desaparecer.