DRAMA

Desaparecida há 38 anos, mãe de Elizabeth pode ter ido ao Paraguai com trupe de ciganos

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Ivanda Aparecida Tozatti em foto de 1985, quando deixou a família
Ivanda Aparecida Tozatti em foto de 1985, quando deixou a família

A cozinheira Elizabeth Tozatti, 42 anos, persegue o sonho de reencontrar a mãe após 38 anos, quando Ivanda Aparecida Tozatti deixou a família no interior do Paraná. Na época, Elizabeth tinha apenas quatro anos e ficou com o pai, que hoje tem 58 anos.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

As únicas recordações que Elizabeth tem da mãe são uma certidão de nascimento e uma foto descolorida de 1985, além das poucas lembranças que têm da progenitora.

Elizabeth nasceu em Ivaiporã, no interior do Paraná, em 1981. A mãe morou com a família por quatro anos e foi embora em 1985. Elizabeth não sabe o motivo e diz que o pai pouco fala no assunto. “É um tabu para ele”, disse a cozinheira.

NOVO CASAMENTO

O pai se casou novamente e teve mais duas filhas. Elizabeth cresceu e também se casou, mudando-se para Cubatão em 2006, onde atualmente mora com a filha, que tem 19 anos. E foi a filha quem a incentivou a procurar pela mãe.

“Depois de adulta, e minha filha me cobrou bastante, resolvi procurar a minha mãe, saber a história dela e ver como está”, contou Elizabeth.

Ela fez uma postagem em seu perfil no Facebook, em abril de 2022, relatando a sua história e pedindo informações sobre a mãe para quem pudesse ajudá-la.

A cozinheira recebeu inúmeras demonstrações de carinho e incentivo em continuar a pesquisa, mas nenhuma informação valiosa.

REPORTAGEM

OVALE contou a história de Elizabeth na última semana, em uma matéria especial, incentivando que o assunto fosse compartilhado nas redes sociais para aumentar a chance do reencontro.

“Talvez nunca a encontre, talvez ela não queira ser encontrada. Mas, pode ser que ela também esteja vivendo essa espera, por isso quero deixar registrado que eu a estou procurando”, disse ela.

Elizabeth acredita que a mãe possa estar vivendo no exterior. Ela disse que descobriu informações com familiares de que a mãe teria ido para as cidades paranaenses de Cascavel e Marechal Cândido Rondon, perto da divisa do Paraná com o Paraguai.

CIGANOS

“Não posso afirmar isso, não sei se é verdade. Ele [meu pai] falava que ela teria ido embora para o Paraguai com um grupo de ciganos. Se está viva, acredito que esteja por aquelas bandas de lá”, disse Elizabeth.

“No Brasil, fiz todas as buscas possíveis que poderia fazer, em cartório eleitoral, Receita Federal e não consta nenhum registro com o nome dela. Ela deve estar em outro país ou pode ter mudado de nome”, afirmou.

Ajude a reencontrar a mãe de Elizabeth e compartilhe a história dela nas redes sociais em uma grande corrente de solidariedade para aumentar a esperança dela em localizar Ivanda Aparecida Tozatti, que nasceu em 1965.

Comentários

Comentários