O loteamento que será construído no conhecido ‘terreno das vaquinhas’, no Jardim Aquarius, na região oeste de São José dos Campos, terá ao menos cinco intervenções viárias como contrapartida pelo aumento do tráfego de veículos.
Um novo bairro será construído no terreno de mais de 500 mil metros quadrados, avaliado em cerca de R$ 300 milhões. Estão previstas construções residenciais e comerciais, com diversos prédios e área verde. A previsão é de que as obras comecem em janeiro de 2024.
O empreendimento foi aprovado pela Prefeitura de São José dos Campos e aguarda avaliação do Graprohab (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação.
MUDANÇAS VIÁRIAS
De acordo com a administração municipal, o empreendimento no ‘terreno das vaquinhas’ passou por “todas as análises sobre infraestrutura residencial, viária e de conformidade ambiental, e serão realizadas melhorias para suportar o aumento de ocupação característica de um parcelamento de um novo bairro”.
Entre as melhorias viárias, como informou a Secretaria de Mobilidade Urbana, está prevista a duplicação da Via Oeste como contrapartida. Também um trecho da avenida Cassiano Ricardo será aumentado e ganhará uma ciclovia.
Ainda segundo a pasta, ruas do Jardim Alvorada, como Sorocaba, avenida Aclimação e da Liberdade, serão ampliadas e farão integração com o novo bairro, que será totalmente aberto.
A Secretaria de Mobilidade Urbana não informou, no entanto, a previsão de aumento de veículos e de passageiros no transporte público com a implantação do novo bairro.
LEIA MAIS: 'Terreno das vaquinhas': obras de loteamento começam em janeiro, diz prefeito de S.José
MUDANÇA NO ZONEAMENTO
O projeto se beneficia de mudança na Lei de Zoneamento de São José, aprovada em outubro de 2019, que permitiu a construção de prédios na localidade.
“A área foi classificada pelo Plano Diretor de São José dos Campos e pela atual Lei de Zoneamento, após ter sido amplamente discutido em audiências públicas, como Centralidade e Zona Mista Três, voltadas para prédios residenciais e atividades comerciais, sendo que esses somente poderão ser implantados após a aprovação e instalação do loteamento”, informou a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade de São José.
Comentários
1 Comentários
-
José Maurício Neves Dias 14/09/2023Parabéns à Secretaria de Urbanismo e Sustentabidade de São José dos Campos, pela aprovação deste projeto. Gostaria ainda de saber aonde poderia adquirir um mapa em papel do novo Plano Diretor Urbano que já tenha esse projeto. Grato