HABITAÇÃO

Especialistas da USP e Unicamp chamam de ‘inaceitável’ casa de 15 m² em Campinas

Projeto das casas embrião de Campinas desrespeita diretrizes da ONU (Organização das Nações Unidas) para moradias dignas e adequadas, como revelou OVALE

Por Xandu Alves | 10/06/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Campinas

Divulgação / Eduardo Lopes

Casas de 15 m² em construção no Residencial Mandela, em Campinas
Casas de 15 m² em construção no Residencial Mandela, em Campinas

Na avaliação de especialistas da USP (Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ouvidos pela reportagem de OVALE, é inaceitável a construção de casas de 15 metros quadrados para abrigar famílias de até sete pessoas em Campinas.

Os imóveis são pequenos para habitações populares numa das cidades mais ricas do estado.

O projeto das casas embriões de Campinas desrespeita diretrizes da ONU (Organização das Nações Unidas) para moradias dignas e adequadas.

O governo do prefeito Dário Saadi (Republicanos) constrói 116 moradias de 15 m², com um cômodo e banheiro, para abrigar 450 pessoas no Residencial Mandela, no distrito do Ouro Verde. As famílias vivem em uma ocupação e áreas de risco. O custo é R$ 6 milhões.

Leia mais: Com 15 m², casa embrião construída em Campinas contraria diretriz da ONU

QUALIDADE DE VIDA

"É impossível ter qualidade de vida oferecendo 15 m². É um cômodo e um banheiro. De acordo com a ONU, você tem que oferecer, no mínimo, um cômodo, um banheiro e uma unidade para a cozinha", disse Tomas Moreira, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP de São Carlos e coordenador do YBY – laboratório de estudos fundiários, política urbana e produção do espaço e da paisagem.

Segundo ele, a oferta de uma casa embrião não garante que as famílias terão condições de ampliar o imóvel depois, em razão de terem que arcar com o financiamento da moradia, que custará R$ 22 mil.

"Para a população é importante sair da área de risco, mas a prefeitura não está oferecendo o mínimo necessário para a moradia. E não é uma população que tenha a capacidade de rapidamente aumentar esse imóvel", disse Moreira.

Para ele, a prefeitura está reproduzindo "modelos que não deram certo" para dar "respostas a demandas antigas".

"É uma política só para dizer que está fazendo, mas em termos de qualidade de vida não há essa preocupação. Casa de 15 m² é inaceitável", disse o professor da USP, que defende projetos de acordo com a demanda de cada família, em razão do número de membros.

"Estamos no momento de repensar a política habitacional e um dos modelos é não fazer essa homogeneização".

CASA EMBRIÃO

Segundo Gisela Leonelli, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp e coordenadora do Lote (Laboratório de Estudos de Urbanização e Regulação Urbana), o projeto de Campinas está "reproduzindo a precariedade habitacional das pessoas que já são vulneráveis".

"Isso reproduz, reforça e enfatiza a situação de vulnerabilidade das pessoas que estão precisando superar essa condição. É política apressada."

Ela também criticou a justificativa da Prefeitura de Campinas de que as casas de 15 m² são maiores dos que os barracos que as famílias usavam na Ocupação Mandela.

"Esse discurso de 'dar um pouco a mais porque eles vivem mal e qualquer coisa serve para o pobre' é criminoso, preconceituoso e excludente. É uma desculpa para quem quer uma solução rápida e não comprometida, e ainda usando o dinheiro público."

"Campinas tem histórico habitacional e não está enfrentando esse problema agora".

Em Lisboa para um pós-doutorado, Gisela analisou um estudo que avalia 200 anos de política habitacional de Portugal e os projetos que menos deram certo foram os de casas embriões. "De toda a política em Portugal, a de embriões foi a que deu o pior resultado".

MEMÓRIA

A Ocupação Mandela surgiu em julho de 2016 quando famílias sem-teto ocuparam um terreno no Jardim Capivari, em Campinas.

A localidade chegou a ter 600 famílias e perto de 2.500 pessoas. Segundo o movimento, o terreno estava sem uso havia mais de três décadas. Mesmo assim, o local passou por reintegração de posse e a ocupação instalou-se em outro terreno da cidade.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

34 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Ricardo Nanartonis
    20/06/2023
    Para quem está passando fome, vamos dar restos de lixo, para quem não tem assistência médica, vamos fazer um postinho de 2 m² e colocar um enfermeiro para atender um bairro inteiro, para quem não tem um teto, vamos dar uma casinha de cachorro. Só faltou levar em conta a dignidade do ser humano, esse é um pensamento escravista que continua em nossa sociedade mesmo depois de 135 anos de a Lei Áurea ter sido assinada. Para mim e para a minha patota, tudo; para eles, nada. é assim que pensam nossos políticos.
  • Mirian santos
    15/06/2023
    Gente pelo amor de Deus faz no meu lote pode ser ate de 10 metros quadrados. Um vao com um banheirinho. Com 71 anos nao posso mais teabalhar pagando aluguel. Ou governador faz pra mim pra me botar a cabeça dentro. Vou lhe ficar grata pelo resto da vida aos pouquinhos faço um quartinho. Jesus abençoe a todo. Vou orar quem sabe reçedo essa grande bançao!
  • Maria
    15/06/2023
    Pelo que entendi o projeto é de 6 anos e agora vai ser entregue?
  • Fernando Henrique de Oliveira
    15/06/2023
    Consigo olhar com dois olhares,não conheço onde eles estão se o lugar corre risco é melhor este lugar com opção de ampliar conheço muitos bairros com casas populares que hoje tem muita casa bonita os moradores ampliaram. Porém mesmo gostando do governo não dá pra aceitar construir uma casa deste tamanho, o mínimo 30 m com terreno para ampliar futuramente dinheiro tem então não dá pra entender. A parcela será muito baixa acredito, que as famílias consiga adequar melhor para suas necessidades , mas poderia ser melhor dinheiro tem no governo federal,estadual e municipal e se não tiver aperta o sinto dos políticos.
  • João Alberto Vecchi Amsral
    15/06/2023
    Muito complexa a questão. Se as casas são destinadas a quem vive numa barraca, então é evidente que é melhor. Porém, se visa solucionar o problema habitacional seria necessário o bom senso do poder público para, num esforço que sabemos possível (Campinas é uma cidade riquíssima), oferecer uma habitação de pelo menos o dobro do tamanho da “casa-embrião”, haja vista que, com 15 m2 para mais de 02 ser humano, ao invés de solucionar um problema, vão se criar dois: estigmatizados esses moradores se sentirão autorizados a viverem mais a margem da sociedade e nessa descontar todo estresse e frustrações naturais do ser humano. Criminalidade dobrará.
  • Roger Moraes
    14/06/2023
    15 m2 de área \"inicial\" há espaço para o morador aumentar com mais cômodos, melhor ter esse local inicialmente doque não ter nada como aconteceu até hoje em outros governos
  • Marton
    14/06/2023
    Impressionante ver alguns comentários aqui afirmando q um quarto de 3x3m² que precisa ter cozinha é habitável para uma família de 4 pessoas. Nesse espaço nem Airb&b de tinyhouse serve pra 4 pessoas. A falta de empatia é desumanidade é latente nos comentaristas.
  • Abigail Queiroz Pereira
    14/06/2023
    Sei que 15 metros quadrados é um tamanho pequeno, mas já que dá pra ampliar mais tarde pelo proprietários, então será um bom projeto.
  • João Carlos
    13/06/2023
    Impressionante o cinismo daqueles que acham que pobre não merece dignidade e apoiam a iniciativa. O espírito reacionário e individualista é a tônica paulista que se identifica até com o fascismo que chegou até ao Palácio dos Bandeirantes. Um custo de 22 mil e sem a menor chance de ampliação. Isto é um crime aos cofres públicos , mas que agrada aos olhos dos pobres de espírito.
  • Sandra
    13/06/2023
    E o que estes especialistas têm a dizer dos quem oram em barracas de 1mx1m aqui nos canteiros da radial leste no bairro Belém em São Paulo?
  • Alexandre Vitor da Silva
    13/06/2023
    Inacreditável o Governo realizar um trabalho totalmente contra as normas de Engenharia, Arquitetura e bom senso. E dinheiro sabemos que não falta. Qual governante mora.em.uma \"casa\" de 15m2, diga o nome de apenas um, com sua família.
  • Durval
    13/06/2023
    15 metros de não é o ideal, porém se trata de uma invasão. Movimento sem terra. Se o governo começar a dar casas grandes a quem não quer trabalhar o que vai virar o Brasil?
  • Luiz Macedo
    12/06/2023
    Eu não sei se esses \"especialistas\" já entraram em uma favela!!! Os cômodos, muitas vezes são menores do esses e não tem o mínimo de conforto, no entanto eles vivem lá. Eu moro bem, mas são muitos anos de muito trabalho.
  • Claudionor almeida Souza - KAKA -
    12/06/2023
    Eu não tenho essa sorte, de comprar uma casa igual a essa..parabéns para a equipe que teve essa brilhante ideia..
  • Leandro soares
    12/06/2023
    Não dá a mínima dignidade ao ser humano... Uma metrópole que arrecada fortunas... oferecer uma moradia precária... Uma vergonha
  • Luiz
    12/06/2023
    Inaceitável é não ter onde morar. Esse panorama não é o melhor dos mundos, mas pra quem não tem nada, é um início.
  • VICTOR AUGUSTO CHASSERAUX JUNIOR
    12/06/2023
    Na minha opinião já é inaceitável uma casa de 60 metros quadrados imagina uma casa de 15 metros quadrados não tem cabimento. Só brasileiro para aceitar coisas dessa
  • João Paulo
    12/06/2023
    Se é pra fazer, que faça bem feito, pô!
  • Celso Lima
    12/06/2023
    Parabéns ao Prefeito !!! Tenho certeza de que essas pessoas ficarão felizes com essa iniciativa.
  • Fab Joe
    12/06/2023
    Inaceitável é morar na rua.
  • Ronaldo Pinto de Oliveira
    12/06/2023
    Inaceitável é morar na rua...isso é inaceitável.
  • Ricardo Miguez
    12/06/2023
    Se quer qualidade de vida vá trabalhar e lutar por isso. Acho que uma casa de 15m é melhor que um barraco na beira de um barranco. Além de fazer tem que ter o que? Suite, piscina, churrasqueira e varanda gourmet? Ah vcs estão de brincadeira. Eu não tenho casa, pago aluguel mas se minhas filhas estivessem em área de risco aceitaria de bom grado a casinha. Depois que minha família estivesse em segurança trabalharia para melhorar essa casinha. Hoje em dia é muito mimimi. Quer casa grande? Vai trabalhar e lutar para ter.
  • Luciene Silva Ferreira Santos
    12/06/2023
    Pessoal meu esposo é engenheiro civil, JAMAIS essas casas seriam dignas para uma família e o custo é mínimo, não custa tudo isso em dinheiro nem para o governo e nem para às famílias....isso é um roubo para com os nossos impostos !!!!!
  • José Luiz Santos
    11/06/2023
    Quase R$57.000,00 por um cômodo de 15 metros quadrados. Tem alguma coisa errada com esse valor.
  • Olindo de Jesus Avanci
    11/06/2023
    Entre morar na Rua, e nesse \"Igloo\" digamos assim, é uma boa alternativa, até que uma nova situação se restabeleça.
  • Jeferson
    11/06/2023
    Uma vergonha isso problema do Brasil está nesta classe política lembra dos pobre só na eleição , cadê o stf
  • Maria Genoveva dos Santos
    11/06/2023
    Que lástima da política Campineira! O pior que os pobres3acwiram,se individam e nas próximas eleições, votam nos mesmos candidatos. E a maioria são pastores Evangélicos, credo!
  • Marcos
    11/06/2023
    Uma casa de 15 metros quadrados para famílias de até 07 pessoas é surreal. Já considero um absurdo fazer casa de 15 metros quadrados para duas pessoas, nesse caso apartamentos seriam mais sustentáveis, casa é mais caro e ocupa muito espaço urbano para pouco adensamento. Para famílias de até 07 pessoas, deveriam no mínimo fazer unidades habitacionais de 03 dormitórios...
  • SUELI DO CARMO RIBEIRO
    11/06/2023
    Está é a ideia, humilhar quem já não tem nada. 22.000, absurdo. Vê se prefeito quer morar lá!
  • Rosana Almeida
    11/06/2023
    DESUMANO....usam NOSSO dinheiro para nos entregar NADA....PIOR QUE NADA entregam mais discriminação.....desrespeito.... DEPLORÁVEL
  • José de Alencar
    11/06/2023
    O prefeito de Campinas não governa b a cidade
  • EUFLOSINO DOMINGUES NETO
    11/06/2023
    Que o projeto embrião é melhor do que nada se não houver recurso imediato está ótimo desde que a prefeitura ou a população se comprometa a dar quem quiser ampliar tijolos telhas cimento daí a própria pessoa e familiares na forma de mutirão poderão fazer mais um dois cômodos desde que o terreno comporte
  • Helena
    11/06/2023
    15 M2 feito pra uma pessoa morar e não uma família com tantas pessoas ,Ainda bem que temos órgão responsáveis sensatos pra não deixa isto acontecer .parabéns Unicamp e ONU.
  • Laurence Benatti
    10/06/2023
    Inaceitável é o Brasil com todas as suas riquezas produzir um povo tão pobre. Políticos desonestos, juízes parciais, militares covardes e povo analfabeto à espera de gorjetas.