HABITAÇÃO

Com 15 m², casa embrião construída em Campinas contraria diretriz da ONU

Arquitetos ouvidos pela reportagem de OVALE afirmam que as casas em Campinas comportam só uma pessoa; porém, as moradias vão abrigar famílias com até sete pessoas

Por Xandu Alves e Rede Sampi | 03/06/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Campinas

Divulgação / Eduardo Lopes / PMC

Casas de 15m² sendo construídas em Campinas: imóvel vai abrigar famílias com até sete pessoas
Casas de 15m² sendo construídas em Campinas: imóvel vai abrigar famílias com até sete pessoas

As casas embriões em construção pela Prefeitura de Campinas estão em desconformidade com critérios estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) para classificar uma moradia como digna e adequada.

O governo Dário Saadi (Republicanos) ergue 116 moradias de 15 m², com um cômodo e banheiro, para abrigar 450 pessoas no Residencial Mandela, no distrito do Ouro Verde. Elas vivem atualmente em uma ocupação e áreas de risco. O custo é de R$ 6 milhões.

Dados obtidos pela reportagem de OVALE em contato com a ONU Habitat (Programa da ONU para os Assentamentos Humanos) indicam que uma moradia é adequada quando até três pessoas partilham o mesmo quarto habitável, com uma área mínima de 9 m², além de espaços como cozinha e banheiro.

Um cômodo pequeno demais compromete a saúde e o bem-estar dos moradores, na avaliação da ONU, que leva em conta a densidade de habitante por dormitório para classificar a dignidade de uma moradia.

No caso das casas embriões de Campinas, os imóveis estão sendo construídos com banheiro e apenas mais um cômodo e irão abrigar, em média, 3,8 pessoas por moradia. Mas há famílias na ocupação com até sete pessoas.

"Nem duas camas individuais cabem num quarto destes [menor do que 9m²], pelo que se assume que três pessoas podem dormir em uma cama. Além disso, é improvável que outros móveis caibam. A ventilação necessária também é uma preocupação", diz trecho de documento da ONU.

A expectativa da prefeitura é que as casas fiquem prontas em três meses, com infraestrutura de água, esgoto, iluminação e pavimentação. Procurada, a Cohab (Companhia de Habitação Popular) de Campinas informou que a área [terreno] em que cada imóvel está sendo construído tem 90 m² e que estuda fornecer plantas para que os proprietários possam, futuramente, aumentar a moradia.

EMBRIÕES

As casas em Campinas praticamente têm o mesmo tamanho de uma van e não conseguem abrigar duas pessoas deitadas uma ao lado da outra, em nenhum dos lados – o banheiro reduz ainda mais o espaço do único cômodo.

Os 15 m² da construção representam menos da metade do tamanho do imóvel para pessoas de baixa renda do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, que tem 36 m².

As celas de um CDP (Centro de Detenção Provisória), por exemplo, medem 30 m² e são o tamanho padrão dos novos centros prisionais construídos no estado de São Paulo.

A moradia equivale ainda ao tamanho de uma sala de um apartamento considerado de classe média. E para os mais ricos, o imóvel de Campinas pode ser menor até mesmo do que um banheiro.

Arquitetos ouvidos pela reportagem de OVALE afirmam que as casas em Campinas comportam só uma pessoa. Porém, as casas vão abrigar famílias de até sete moradores.

HABITABILIDADE

Segundo Alexia Saraiva, assessora da ONU Habitat no Brasil, a entidade reforça que o direito à moradia é um direito humano. E, para que a moradia seja considerada adequada, "deve possuir mais de quatro paredes e um teto e, no mínimo, atender a sete critérios".

São eles: segurança jurídica da posse, disponibilidade de serviços, acessibilidade (de custo), acessibilidade (pessoas com necessidades especiais), localização, adequação cultural e habitabilidade.

Para a ONU, a habitação tem que garantir a "segurança física ou proporcionar espaço adequado, bem como proteção contra o frio, a umidade, o calor, a chuva, o vento, outras ameaças à saúde e riscos estruturais".

"A moradia adequada faz parte do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 da ONU, de tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis", reforça a organização. "As pessoas que vivem em casas adequadas têm melhor saúde, maiores chances de melhorar seu capital humano e aproveitar as oportunidades disponíveis em contextos urbanos", complementa.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

5 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Reginaldo de Matos Nascimento
    23/08/2023
    Boa Noite, vou dá minha opinião. Uma pessoa que pensa em colocar uma familia em uma casa como essa que o texto se refere, não tem amor proprio e não moraria em uma casa dessas. uma casa para abrigar uma familia com 7 pessoas teria que ter no mínimo 3 quartos, 2 baneiros, sala, cozinha e area de serviço, com a quantidade de m2 por ambiente considerando o conforto das pessoas que irão habitar no imóvel.
  • Maria Helena de Paula
    07/06/2023
    Parece-me pqn demais!o q os arquitetos, engenheiros,estudantes e até psicólogos/pediatras acharam do projeto?
  • Maria Rita
    07/06/2023
    Uma proposta como essa é desuna e absolutamente cruel.Ninguem em sã consciência poderia sequer aventar tamanho absurdo, considerado como moradia digna. Nem mesmo criação de suínos tem espaços dessa natura
  • Eliane Ap. Campos da Silva
    05/06/2023
    As casas deveriam ter no mínimo 3 cômodos e 45 metros quadrados, um absurdo isso, deveriam ter vergonha...
  • Ana Maria Alves de Lima
    05/06/2023
    Quanta desumanidade. Prefeito Dario Saad , o senhor é médico, não pode permitir essa barbaridade