Uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, o Dia das Mães 2023 traz otimismo para o setor, que ainda amarga saldo negativo de emprego no Vale do Paraíba e na RMC (Região Metropolitana de Campinas) neste ano.
Na RMVale, o comércio fechou o primeiro trimestre com a perda de 1.796 postos de trabalho. Na RMC, o saldo também foi negativo, mas um pouco menor: -801.
O quadro pode começar a mudar após o Dia das Mães, especialmente se as projeções de aumento nas vendas e no faturamento se confirmarem. A data é uma das mais importantes para setores do comércio no primeiro semestre.
Segundo pesquisa da Voxus, o varejo estima que os pedidos realizados no e-commerce aumentem 7% neste começo de maio na comparação com igual período do ano passado.
Criado há 40 anos em São José dos Campos, o varejista Grupo Oscar, rede de lojas de calçados com 115 unidades, prevê aumento de 15% nas vendas, na comparação com 2022, e aumento de 40% no faturamento do mês de maio.
“A data é o nosso segundo maior período de vendas e serve de termômetro para o resto do ano”, disse Bruno Constantino, diretor geral do Grupo Oscar. “Temos muitas expectativas sobre o Dia das Mães, o fluxo de vendas aumenta consideravelmente e as nossas lojas contrataram mais vendedores para suprir a alta demanda”.
Para atingir a meta de faturamento e atender o fluxo de clientes, a empresa desenvolveu ações promocionais, com a criação de cupons de descontos ou promoções exclusivas para clientes que pagarem com o cartão Oscar, além de diversificar o catálogo de produtos. A rede também tem forte presença no e-commerce.
“Investimos em um sortimento de produtos muito amplo, que atenda todos os estilos de mães e para as mais diversas ocasiões”, disse Constantino.
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CAMPINAS
Na cidade de Campinas, a data do Dia das Mães deve provocar aumento de 5,67% acima de 2022 nas vendas físicas e de 14,50% nas vendas digitais. O valor do presente médio ficou em R$ 251, cerca de 4,60% acima de 2022.
A expectativa é que a movimentação financeira nos comércios físicos seja de R$ 164 milhões. Já os presentes comprados por meio de canais digitais deverão somar cerca de R$ 90,8 milhões.
Na RMC, o esperado é um faturamento de R$ 473,8 milhões –acréscimo de 7,19% sobre os R$ 442 milhões do ano passado.
Laerte Martins, economista e diretor da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas), concorda que o Dia das Mães pode ajudar a aquecer o comércio e, dessa maneira, aumentar as contratações.
“Pela sua força e tradição, a mãe é referenciada todo o mês de maio, que se torna, então, o Mês das Mães, que costumam serem presenteadas pelo que elas representam, para a perpetuação da espécie humana”, disse ele.
Leia entrevista com Laerte Martins, economista e diretor da ACIC
O comércio registra saldo negativo de 592 empregos em Campinas no primeiro trimestre deste ano, segundo o Caged. Como o sr. avalia esse resultado?
No decorrer do trimestre de 2023, o segmento Comércio, diferentemente do segmento Serviços, que obteve uma evolução mais ativa nas Vendas Digitais, enquanto que, o Comércio teve uma redução nas vendas à vista, e com expansão nas Vendas Digitais, principalmente nas entregas dos “delivery’s”, e uma expansão na logística de entregas, começaram a contratar mais pessoal para atender a demanda.
O Comércio, inversamente, teve que demitir pessoal, portanto, não contratou.
O Dia das Mães pode ajudar a aquecer o comércio e, dessa maneira, aumentar as contratações?
Sim, o “Dia das Mães” pela sua força e tradição, a Mãe é referenciada todo o mês de Maio, que se torna, então, o “Mês das Mães”, que costumam serem presenteadas pelo que elas representam, para a perpetuação da espécie humana.
O Comércio espera movimentar em 2023, 5,67% acima de 2022, nas Vendas Físicas, e 14,50% nas Vendas Digitais.
O valor do presente médio ficou em R$ 251,00, cerca de 4,60% acima de 2022.
Quais seriam as saídas para o comércio voltar a contratar? Há alguma perspectiva de retomada para este ano?
Nas condições atuais, as perspectivas estão muito incertas; inflação, juros e preços dos Bens de primeiras necessidades em alta, e o Poder de Compra aviltado, será preciso reverter esse processo, mas o tempo será longo, talvez a partir do final do 3º trimestre, se a conjuntura melhorar.
Temos que verificar, também, a forma da contenda internacional Rússia / Ucrânia, como vai se comportar, a instabilidade econômica deve ser alterada logo.
Há de se esperar uma reformulação nas condições econômicas mundiais, talvez um pouco de “Bretton Woods” do pós 2ª Guerra Mundial, deve servir de modelo trazendo mais confiança à população.