COMÉRCIO

Pesquisa mostra que 7 em cada 10 joseenses pretendem comprar presente para Dia da Mães

Nova pesquisa ACI/Unitau revela que comércio de São José estará aquecido neste ano para as vendas do Dia das Mães

Por Da redação | 09/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação / PMSJC

Calçadão da Rua 7 de Setembro em São José, um dos principais corredores comerciais da cidade
Calçadão da Rua 7 de Setembro em São José, um dos principais corredores comerciais da cidade

Pesquisa da ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José dos Campos em parceria com a Unitau (Universidade de Taubaté) mostra que sete em cada 10 consumidores da cidade pretendem ir às compras para o Dia das Mães deste ano e mais de 70% deles pretendem gastar mais que em 2021.

Isso é o que revela a mais recente pesquisa da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, feita em parceria com a Universidade de Taubaté, por meio do.

Realizada por meio do Nupes (Núcleo Pesquisa Econômico-Sociais) da Unitau, o levantamento foi feito nos dias 14 e 18 de abril em locais de grande concentração de comércio na cidade, como a praça Afonso Pena, Calçadão da Rua 7 e shoppings Centro, CenterVale e Oriente.

Segundo o levantamento, 43,4% das pessoas pretendem gastar nos shoppings, enquanto 34% vai comprar o presente no centro da cidade.

Apesar da data, os consumidores de São José estão cautelosos e a maior parte está de olho no preço: 35,8% escolheram o local das compras com base no valor mais baixo, enquanto 20,8% optaram pela proximidade de casa. E, neste Dia as Mães, as compras pela internet apareceram na pesquisa ACI/Unitau com um índice de 5,7% de preferência.

Segundo o levantamento, 30,2% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 100 no presente, 26,4% vão gastar até R$ 200 e 41,5% gastarão acima disso. E 73,6% dos entrevistados disseram que vão gastar mais neste Dia das Mães do que na mesma data em 2022, com 20,8% afirmando que planejam gastar menos.

“Os números do levantamento ACI/Unitau são muito positivos e mostram que o comércio da cidade está movimentado, após alguns períodos de incertezas e de retração econômica, gerados, principalmente, sob efeitos da pandemia. As pesquisas anteriores já mostravam essa movimentação e agora esse novo levantamento traz a confirmação”, disse Sidney Godoy, presidente da ACI de São José dos Campos.

PRESENTES

Segundo a pesquisa, roupas e acessórios são os campeões de preferência do joseense (22,6%), seguidos de bolsas e acessórios (17%), perfumes e cosméticos (17%), calçados (7,5%) e flores (1,9%).

A forma de pagamento preferida é à vista (62,3%), no cartão de crédito (35,8%) e no pix (34%). Grande parte vai comprar somente um presente (75,5%), mas as esposas e sogras não vão ficar de fora: 81,1% vão comprar somente para a mãe, enquanto 9,4% também vão presentear a esposa, 5,7% a sogra e 1,9% a tia.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.