
Bairros da região norte concentram 92% das casas que estão em áreas de risco em São José dos Campos, segundo mapeamento do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e da Defesa Civil Estadual.
Nessas localidades estão abrigadas quase 1.700 moradias em áreas de risco para escorregamento de terra, a principal ameaça na cidade. A região leste tem 88 casas e a sul mais 43 nesta mesma condição de risco.
Ao todo, considerando a média de quatro habitantes por residência, cerca de 7.300 pessoas estariam em áreas de risco para escorregamento de terra em São José. Chuvas fortes que provocam inundações estão entre as principais ameaças naturais.
O município vem sofrendo com tempestades nesta temporada de verão que provocam severos transtornos aos moradores. Nesta terça-feira (28), a chuva deixou um rastro de ruas alagadas, 13 escolas afetadas e cinco casas interditadas.
Leia mais: Balanço da chuva: ruas alagadas, 13 escolas afetadas e 5 casas interditadas em São José
MAPA DO RISCO
De acordo com o levantamento do Cemaden e da Defesa Civil Estadual, o bairro Chácaras Havaí, na região norte, está no topo do mapa de risco em São José, com 261 moradias em locais inadequados, o que corresponde a 14% do total de casas em áreas perigosas na cidade.
Neste bairro, as vias mais problemáticas são as avenidas Vicente Cintra Oliveira (Avenida A / Travessa 1) e a Avenida B, mais as ruas Francisca Lucas dos Santos, Dois e Três.
O bairro Águas do Canindu vem em seguida, com 251 moradias em áreas de risco. Nele, estão listadas as ruas: Monte Calvário, Monte Moriá, Monte Carmelo, Anivaldo Ferreira de Lima, Monte Horebe e rua E, mais a Avenida B.
Com 183 moradias em áreas perigosas, as Chácaras Oliveiras estão na terceira posição do mapa de risco, com as vias: rua Um / Estrada Municipal Juca Carvalho, ruas Quatro e Cinco e rua Maria de Lourdes Tomé.
Outros bairros com mais áreas de risco são Buquirinha 1, Chácara Taquari e Fazenda Boa Vista, todos na região norte.
Na zona sul, as áreas de risco estão no Rio Comprido: rua Dois e avenida Dr. Sebastião Henrique de Cunha Pontes.
Na leste, na Chácara Araújo: travessas 6, 8 e 9 e travessa da Servidão, rua Sete, rua Volta Redonda, travessa Cesário Araújo e Viela 1.