Cinco casas na região central foram interditadas após o temporal que atingiu São José dos Campos na tarde desta terça-feira (28), de acordo com balanço oficial da administração municipal. Além disso, 13 escolas municipais ficaram danificadas e tiveram registros de ocorrências em função das fortes chuvas.
Em relação às moradias interditadas, a Defesa Civil informou que as famílias foram encaminhadas para casa de familiares e abrigos municipais. Já no caso dos colégios municipais, a prefeitura informou que equipes de manutenção e da limpeza da Secretaria de Educação já iniciaram os trabalhos para restabelecer a normalidade dos locais. As aulas, até o momento, estão mantidas para quarta-feira (1º).
Assista: Vídeo: Anel Viário, em São José, ‘vira rio’ após temporal na tarde desta terça (28)
Além disso, foram registrados pontos de alagamento na região central, nas avenidas Nelson D’Ávila, Paraibuna, Adhemar de Barros, São João, Francisco José Longo, Eduardo Cury, Teotônio Vilela, Maestro Egídio Pinto e rua Turquia, além dos bairros Águas de Canindú e Freitas, na região norte.
A prefeitura informou ainda que registrou quedas de árvores nas ruas Jaguari, Humaitá, Engenheiro Demerval Veras, e uma queda de muro nas proximidades da Rodovia SP-50, na região norte. Já na avenida Brasil, no bairro Capuava, o revestimento asfáltico cedeu em alguns trechos da pista.
As equipes da prefeitura – Secretarias da Manutenção da Cidade, Mobilidade Urbana, Educação e Defesa Civil – já iniciaram os trabalhos de remoção para normalização da situação. Bairros da região norte e sudeste, próximos ao Rio Buquira, estão sendo vistoriados.
PLUVIÔMETROS
Monitorados pela Defesa Civil, os pluviômetros registraram 47 milímetros na região central e 45 milímetros na região norte. Segundo o órgão, a quantidade é equivalente a dois dias de chuva em apenas 30 minutos.
Veja também: Defesa Civil fez alerta sobre fortes chuvas em São José um dia antes do temporal