A Justiça de São Paulo suspendeu, em caráter liminar, a cassação do mandato da vereadora e presidente da Câmara de Patrocínio Paulista, Dandara Ferreira (MDB). A decisão, assinada nesta quarta-feira, 3, pelo juiz Daniel Diego Carrijo, determina sua reintegração imediata ao cargo até o julgamento final do mandado de segurança.
A parlamentar foi afastada em sessão extraordinária realizada em 1º de setembro, mesmo tendo apresentado atestado médico que justificava sua ausência. O suplente Henrique Moura (MDB) participou da votação, situação considerada pelo magistrado como conflito de interesses, já que seria diretamente beneficiado com a perda do mandato.
O juiz apontou ainda que os vereadores utilizaram informações incorretas sobre suposta condenação criminal de Dandara - ela havia sido absolvida em processo anterior - e que a defesa teve prazo insuficiente para acompanhar a sessão. Para o magistrado, houve violação aos princípios constitucionais da ampla defesa, do contraditório e da imparcialidade.
Com a decisão, a Câmara Municipal terá de cumprir a ordem judicial e reintegrar Dandara. O tribunal ressaltou, no entanto, que uma nova sessão de julgamento poderá ser realizada, desde que respeite as garantias legais e impeça a participação de suplente com interesse direto no resultado.
A decisão acontece um dia após a Câmara eleger Luizinho da Lenha (PSD) presidente da Câmara.
Leia mais:
Vereador que esteve preso é eleito presidente da Câmara Municipal
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
Augusto 03/09/2025Parabéns Dandara , Sou de Franca sp e torço Por você.. Deus te abençoe !!