IMAGENS FORTES

Câmeras flagram colisão violenta entre moto e pedestre em Franca

Por Hevertom Talles | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Acidente grave foi registrado entre motociclista e pedestre nesta quarta-feira, 30
Acidente grave foi registrado entre motociclista e pedestre nesta quarta-feira, 30

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento exato da colisão entre uma motocicleta e um pedestre na avenida Presidente Vargas, em Franca, na tarde desta quarta-feira, 30. O impacto foi violento. A vítima, Jonas Sousa Rodrigues, de 19 anos, foi atingida com força e morreu ainda no local. O motociclista, Felipe Movio Canuto, de 22 anos, ficou gravemente ferido e permanece internado, sedado, na UTI da Santa Casa de Franca. Ele pilotava uma Yamaha MT-09, de alta cilindrada.

No vídeo, é possível ver o momento em que Jonas atravessa a avenida e é surpreendido pela moto, que trafegava aparentemente em alta velocidade no sentido bairro-centro. Ele tentou correr, mas não de tempo. Após o impacto, o corpo do jovem foi lançado a metros de distância, enquanto o piloto segue desgovernado até atingir uma calçada próximo da rua Francisco Barbosa.

Felipe foi socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) com fraturas, escoriações e nível de consciência reduzido. Ele passou por cirurgia e seu estado de saúde é considerado estável. Amigos e familiares iniciaram uma corrente de orações e pedem doações de sangue.

Investigação

O caso foi registrado e deverá ser investigado pela Polícia Civil, que analisará as imagens e colherá depoimentos.

A advogada Isabela Tessedor explicou que, se for comprovada imprudência por parte do motociclista, ele pode responder criminalmente.

“Se ficar comprovado que o acidente ocorreu por imprudência, negligência ou imperícia, o condutor deve responder por homicídio culposo na direção de veículo automotor, conforme o artigo 302 do Código de Trânsito Brasileiro”, afirma.

Segundo ela, circunstâncias agravantes podem aumentar a pena, como a ausência de placa na moto - que segundo relatos não havia sido localizada até o momento -, detalhes que ainda deverão ser colhetados pela autoridade policial. “A pena base para esse tipo de crime varia de dois a quatro anos, mas pode ser majorada a depender dos agravantes que forem constatados”, conclui a advogada.

A perícia deve ajudar a esclarecer as circunstâncias do acidente. Até o momento, a polícia não confirmou se o motociclista estava habilitado ou se o veículo estava devidamente regularizado.

Leia mais: 
Vítima fatal tinha 19 anos e vendia doces na porta da agência

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

2 Comentários

  • Wilson Silva 31/07/2025
    Com certeza esse imprudente tava bem acima de 100km por hora, como pode uma velocidade dessa dentro da cidade em uma avenida movimentada como essa, isso é uma tentativa de suicídio seguido de homicídio.
  • Jesuino Salgado 31/07/2025
    Esse mlktoqueiro, pelas imagens, estava na velocidade de, pelo menos, duas vezes mais que a velocidade permitida da via.