GRAVE

PSs de Franca têm 38 pessoas à espera de vaga de internação

Por Giovanna Attili | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Giovanna Attili/GCN
Recepção da Santa Casa de Franca
Recepção da Santa Casa de Franca

Os prontos-socorros e UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) de Franca reúne 38 pessoas aguardando vaga de internação em hospital público, segundo novos dados disponibilizados na manhã desta quinta-feira, 15, pelas autoridades da saúde.

Em entrevista à Rádio Difusora e ao portal GCN/Sampi, o diretor administrativo da Santa Casa de Franca, Tiago Silva, e a secretária municipal de Saúde, Waléria Mascarenhas, traçaram o cenário preocupante da saúde em Franca.

Segundo Tiago, a Santa Casa tem 336 leitos, sendo 60 de UTI, divididos entre adulto e infantil. A partir do próximo dia 23, como informado anteriormente pelo portal GCN/Sampi, mais 10 leitos serão disponibilizados no Hospital do Coração.

“Nas últimas duas semanas, a gente notou um aumento muito expressivo dos casos e no tempo de espera no pronto-socorro. Nós tivemos 72 pessoas, que foi o ápice de pessoas aguardando. [...] São 12 crianças esperando vaga, ou aqui na Santa Casa, ou na região.”, afirmou Tiago.

Leia mais:
Superlotada, Santa Casa de Franca suspende cirurgias eletivas

Waléria Mascarenhas confirma o número. Segundo ela, são especificamente 38 pessoas em Franca esperando por vagas. A secretária ainda reforça a importância da vacinação, expondo que somente 11% da população francana se vacinou até o momento, colocando isso como ponto crucial para o aumento nas demandas de internação.

“Era para estar começando as doenças respiratórias agora em maio. Elas começaram em abril. A gente espera que as pessoas se conscientizem e se vacinem. As pessoas se vacinando e se conscientizando, os sintomas respiratórios diminuem e, consequentemente, diminuem os números de internação”, explicou a mulher.

Mais leitos na região 

Também na manhã desta quinta-feira, o Estado anunciou a compra de 21 leitos na região, são eles: 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na Santa Casa de Franca, quatro leitos de clínica médica na Santa Casa de São Joaquim da Barra, além de três leitos pediátricos e quatro clínicos na Santa Casa de Ituverava.

Leia mais:
Estado promete abrir 21 leitos hospitalares na região de Franca

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

3 Comentários

  • EDUARDO TOZZI BONILHA 16/05/2025
    A culpa agora é da falta de vacinação...?!
  • Darsio 16/05/2025
    Mas, todo esse tempo para aumentar o número de leitos hospitalares, sendo que o problema já vem se arrastando desde que o Tarcisão assumiu o governo? E vocês 62% dos francanos que aprovam o Tarcísio, o que tem a nos dizer de tudo isso?
  • Flavinha 15/05/2025
    Então engraçado espera as doenças avançar pra vacinar a população, essa vacina tem que ser em Março será que não tem ninguém com o mínimo de conhecimento em saúde pra ver isso, sem contar que peguei influenza A disse pra meu marido ir no nubs vacinar negaram a vacina pra ele ,um absurdo .Agora quer o que um milagres????!!!!